Como ultrapassar os novos Mega camiões

Truck platooning challenge - The take off event. Platooning with long vehicles. Södertälje, Sweden Photo: Peggy Bergman 2016

Enquanto em Portugal ainda se fazem petições para o arranque da epopeia dos Mega camiões (grande trailers moduláveis de até seis eixos com um comprimento máximo de 25,25 m e que podem alcançar as 60 toneladas de peso e mais seis metros de comprimento que um camião TIR convencional), em Espanha, por exemplo, foi dada luz verde no passado mês de abril à sua entrada em ação.

No nosso país não serão, para já, vistos com frequência, mas basta que se desloque em viagem ao país vizinho para se poder cruzar com um veículo desta espécie. Mas, tal como uma ultrapassagem a um camião requer cuidados extra, tratando-se de um camião ainda maior, mais atenção será necessário ter.
É requisito obrigatório que estes camiões incorporem espelhos ou detetores de ângulo morto, sistema de leitura de faixa de rodagem, sistema eletrónico do controlo de estabilidade e sistema automático de travagem de emergência. Podem ainda ser identificados por sinaléticas luminosas V-2 posicionadas nos extremos superiores da zona dianteira da cabina, assim como sinais V-6 de veículo mais comprido, ou V-23 que sinalizam o seu contorno e ainda os demais sinais que advertem que se trata de um veículo dedicado ao transporte de mercadorias.

Eis um vídeo sobre condução destes veículos:

https://www.youtube.com/watch?v=bsPytS5lXys

Como atuar perante Mega camiões?

A Formaster, Associação Profissional de Empresas Formadoras em Segurança Rodoviária, em Espanha, ofereceu panfletos aos condutores no sentido de saberem atuar perante o início de circulação destes grandes veículos. Seguem neste texto os pontos principais:

1 – Evitar os nervos. A forma de atuação é exatamente a mesma perante qualquer outro veículo pesado. Não entrar em pânico perante um automóvel de maiores dimensões.

2 – Manter maior distância de segurança. Muita atenção, quando se circula atrás de um destes veículos, uma vez que a visibilidade é ainda mais reduzida.

3 – Cuidado ao ultrapassar. Se necessitar de ultrapassar um Mega camião convém não esquecer que podem chegar aos 25,25 metros de comprimento e, por isso, levará mais tempo e precisará de mais espaço para o ultrapassar na totalidade. Ultrapasse apenas se a visibilidade for excelente e se perceber que tem espaço e tempo para realizar a manobra.

4 – Ultrapassagem com vento. Quando nos colocamos ao lado de um veículo pesado durante uma ultrapassagem e com vento lateral forte, a tendência é que o nosso carro se aproxime do camião. A direção deve ser sempre corrigida de forma suave e sem sustos. Tenha em conta que depois da ultrapassagem, já sem a proteção do camião, uma forte rajada de vento pode empurrá-lo para a esquerda. Não esquecer que a direção tem de ser corrigida sempre de forma suave.

5 – Em troços com subidas acentuadas. A velocidade máxima destes veículos oscila entre os 70 e os 90 km/h, dependendo do tipo e do estado da estrada. Preste atenção, porque em estradas com subidas íngremes rapidamente os alcançamos e se não damos por isso, pode ser preciso fazer uma travagem mais brusca.

6 – Regresso à via. Devido ao seu peso e volume, o tempo de reação e aceleração de um Mega camião é muito maior, pelo que ao entrar numa via principal levará mais tempo a atingir a velocidade de cruzeiro quando comparado com outros veículos. Facilite a sua entrada na medida do possível.

7 – Mais espaço para virar. Quando uma destes veículos quer realizar uma curva para a direita, vais ocupar mais a esquerda para poder fazer a manobra de forma correta e vice-versa. Convém pensar que muitos dos cruzamentos e rotundas não foram pensados para a circulação destes veículos, pelo que podem invadir a faixa contrária.

Foto: Scania