Condutores e condutoras: quantos somos em Portugal?

Há mais condutores ou condutoras a circular nas estradas de Portugal? E por idades, qual é a distribuição dos condutores nacionais?

Somos sensivelmente 6,5 milhões com carta de condução em Portugal. Dados trabalhados pelo Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) datados de abril de 2018 revelam que, em Portugal, circulam mais condutores do que condutoras.

Por sexo

Por sexo, os condutores são sempre em maior número do que as condutoras em qualquer escalão de idades. As maiores diferenças no número de condutores masculinos e femininos encontram-se nos patamares de idades de mais elevadas, sobretudo a partir dos 60 anos.

O escalão etário em que a diferença entre o número de encartados do sexo masculino e do sexo feminino é mais esbatida é a que compreende dos 30 aos 39 anos.

Por idade

Por idades, o escalão etário em que temos mais automobilistas é o dos 40 aos 49 anos. Nessa faixa etária o valor da percentagem por género assemelha-se, 53% masculino e 47% feminino.

A segunda faixa de idades com mais condutores é a dos 30 aos 39 anos. Por seu lado, o terceiro patamar em que podemos encontrar mais condutores é o que se situa entre os 50 e os 59 anos.

A informação do IMT mostra ainda que há mais de 11.600 portugueses ainda a guiar com mais de 90 anos de idade. Por seu lado, até aos 20 anos, há mais de 80.200 condutores.