Sabe a qualidade do seu carro? (2)

best quality hand

A conceituada JD Power, apresentou recentemente os resultados de um estudo sobre a qualidade dos automóveis em comercialização nos Estados Unidos onde foram obtidos resultados surpreendentes, marcas mais baratas, e por isso normalmente associadas a uma menor qualidade conseguiram acompanhar, e nalguns casos ultrapassar, marcas consideradas “premium”.

O estudo anual vem sendo efetuado à 27 anos e abordou o assunto da qualidade de duas formas, por um lado apurar as falhas efetivas de materiais e por outro detetar as falhas de “design” que estavam presentes nos modelos novos das diversas marcas.

Dois terços dos problemas que foram detetados são considerados problemas de design, algo intrínseco ao veículo que posteriormente não é possível corrigir. Isso significa que as avarias “tradicionais” praticamente se tornaram a exceção.

Do total de problemas encontrados 22% foram detetados nos sistemas de infotainment, que são difíceis de operar ou que não funcionam da forma que deviam, criando uma sensação de frustração aos utilizadores desses automóveis.

Dados da pesquisa

No início de 2013 mais de 83.000 pessoas responderam à pesquisa da JD Power. No total foram abrangidas 23 marcas, 209 modelos de veículos provenientes de 135 fábricas diferentes.

A pesquisa foi redesenhada significativamente em relação ao Estudo de Qualidade Inicial anteriormente usado. Por exemplo já não enviaram questionários físicos para os compradores de veículos. Como quase tudo hoje em dia, foi feito online.

Este ano consultaram os proprietários sobre características mais avançadas, tais como informação sobre trânsito e retiraram algumas coisas, por exemplo já não perguntam sobre leitores de cassetes, que atualmente ficaram completamente obsoletos.

Ranking da qualidade

E agora passando ao que interessa qual é a média da indústria? Por cada 100 carros vendidos quantos problemas acha que foram reportados? Até quantos problemas pode ser considerado que ainda bom? Está preparado? A média foram 113 problemas por cada 100 carros.

Quem se portou melhor foi a marca alemã Porsche, com uma média de 80 problemas por cada 100 automóveis, em segundo ficou a americana GMC com 90 , em terceiro a Lexus com 94 seguida de perto da Infiniti com 95 e da Chevrolet com 97.

Nas posições seguintes e até à média da indústria ficaram, Acura, Toyota, Honda, Jaguar, Hyundai, Kia, Mercedes, Audi, Cadillac, Buick, Chrysler e Lincoln com exatamente 113 problemas por cada 100 viaturas.

E existem já surpresas no lote da frente ao ver marcas menos habituais a ocupar lugares de destaque, se as marcas alemães e as japonesas já seriam espectáveis, ver algumas coreanas e americanas tão bem classificadas é uma surpresa.

O lote de marcas que fica abaixo da média são muitas BMW, Volvo, Smart, Land Rover, Jeep, Volkswagen, Mazda, Subaru, Dodge, Ram, Mini, Nissan, Mitsubishi, Fiat e Scion. As últimas quatro estão com uns números não muito bonitos, 142, 148, 154 e 161, respetivamente.

No lado da lista que ninguém quer estar talvez estejam as maiores as surpresas, marcas premium a ficarem colocadas abaixo da média é sempre uma surpresa. Ou seja quando for comprar o seu próximo carro tenha em atenção todos os pormenores.

Outra grande surpresa é ver a Scion, sub-marca do maior construtor japonês, a Toyota, a ficar em último, esta marca é direcionada em especial ao público jovem, e este público é o que mais exige das novas tecnologias, quer mais gadgets, quer que o infotainment a bordo seja sempre “state of the art”, o melhor existente, e qualquer falha é de imediato reportada afundando a marca nas estatísticas.

Testar, testar e testar

Para além da sua comodidade, a sua segurança estará em risco ao circular em viaturas que não lhe proporcionam um ambiente agradável e seguro. Se se sente frustrado com o sistema de navegação, se está distraído a tentar chegar a um botão colocado num local inusitado estará a reduzir a sua atenção à estrada e à condução.

Toda e qualquer distração naturalmente aumenta a probabilidade de provocar ou envolver-se num acidente rodoviário, não deixe de verificar bem quando escolhe a sua viatura, teste sempre tudo o que pretende usar, se não se sentir confortável num carro, procure outro.

Atualmente existem muitos modelos por onde pode escolher, de certeza que encontrará alguma marca a comercializar algum modelo que o deixará satisfeito e sem stress ao utilizá-lo. Não se esqueça de testar tudo, se achar que já está decidido, volte a testar para confirmar e só então compre.

Em Circula Seguro | Sabe a qualidade do seu carro? (1)