Aquecer o motor antes de conduzir é um erro?

5197182_f520

Muitos de nós pensa que se deve aquecer o carro antes de o conduzir, há até quem espere 5 a 10 minutos para que o ponteiro da temperatura aumente e só depois segue viagem. Este vídeo que vos trago vem precisamente desmoronar essa ideia de que é preciso aquecer o motor antes de seguir viagem.

De acordo com a C-Net, os autores deste vídeo explicativo, aquecer o carro antes de conduzir não só não é necessário como pode trazer consequências más, como gastar combustível em excesso, porque quando o carro está frio gasta mais combustível e até poluir mais.

Os carros mais recentes com menos de 10 anos estão equipados com sistemas que permitem entrar e arrancar o carro, sem precisar de aquecer.

Claro que aqui se está a falar de condução normal, e pressupõe-se que quando se arranca se faça com calma sem aumentar em demasia as rotações do motor, porque se for para fazer uma condução agressiva levando o motor até às rotações máximas, então sim, deve-se esperar que o motor aqueça.  Depois também depende do tipo de carro, por exemplo a Ferrari aconselha a que se aqueça o motor entre 10 a 15 minutos antes de o levar à velocidade máxima, mas claro está é sempre necessário aquecer se fizermos condução agressiva.

Fica aqui o vídeo para melhor esclarecimento, está em inglês mas alguma dúvida não hesite em expô-la nos comentários.