Arranjos e limpezas alternativas

Quem é que nunca curou uma dor ou uma maleita física com uma mezinha caseira? Mas sabe que também existem truques caseiros com as quais pode eliminar manchas, nódoas, maus cheiros, ou ainda resolver pequenas emergências que podem surgir no seu carro. O Circula Seguro dá-lhe algumas receitas.

Recorrendo a coisas que quase todos temos em casa, entre a cozinha, a dispensa e a casa de banho, poderá encontrar algumas mezinhas para recuperar o bom aspeto do seu automóvel ou até devolver-lhe o bom ambiente. Com um pouco de habilidade e astúcia é possível fazer pequenos “milagres” com produtos tão simples como o gelo, a fita-cola ou alguns alimentos. Mas também é possível resolver, com alguns truques, pequenas emergências que surjam e, tão ou mais importante do que isso, poupar umas boas dezenas de euros que seriam gastos em produtos específicos, para além de caros, nem sempre são fáceis de encontrar. Conheça, então, algumas mezinhas para tirar o seu carro de apuros e espante-se com o poder das coisas simples. Esta semana ensinamos-lhe dez truques caseiros. Prepare-se para o “autocare” caseiro.

Eliminar uma mossa na chapa

Este é um truque que requer alguma manha, mas, ainda assim, é possível obter resultados positivos. Tem uma mossa ampla num painel da carroçaria e quer ver-se livre dela sem gastar muito dinheiro. Utilize o desentupidor de canos lá de casa. Tem uma ventosa na ponta que lhe vai servir na perfeição. Humedeça o bordo da ventosa e coloque-a sobre a mossa. Em seguida puxe pelo cabo do desentupidor como se estivesse a desentupir o cano. Simples!

Limpar uma pastilha do tapete

Pegue numa bolsa de gelo e coloque-a sobre a pastilha durante três minutos. Assim que esta endurecer, pegue numa espátula e raspe-a do tapete. Pode também aquecê-la com um secador de cabelo. Vai “levantar” facilmente do tecido.

Limpar as manchas de alcatrão da chapa

Humedeça as manchas com óleo de linhaça e deixe atuar durante alguns minutos. Depois esfregue com um pano de algodão e termine a tarefa com um pano de flanela húmido. Vai ver que o resultado é positivo.

Deixar os pneus como novos

Para devolver aos pneus o brilho e a goma original, passe-os por água com uma mangueira e deixe-os secar. Em seguida verta uma lata de coca-cola para dentro de um recipiente. Pegue numa escova e esfregue o líquido por toda a borracha. Vão ficar reluzentes, embora um pouco pegajosos. Também poderá utilizar um abrilhantador de móveis, que deixa menos restos.

Evitar que os vidros embaciem

Para evitar que os vidros embaciem com as diferenças de temperatura (que acontece frequentemente em dias de chuva), limpe-os muito bem do lado de fora, e por dentro aplique em toda a superfície uma capa de sabão azul e branco. Em seguida limpe essa mesma capa com um pano seco. Durante alguns meses não vão embaciar.

Carroçaria como nova

Com este truque é como se estreasse um carro novo, pelo menos do lado de fora. Ponha mãos à obra e misture um pouco de álcool com um pouco de vaselina liquida. Aplique esta mistura sobre a carroçaria. Em seguida lave o carro, seque e puxe o lustro com um pano que não deixe pelos. Está novo!

Limpar a bateria do carro

Os bornes da bateria têm tendência para se sujar de gordura e de pó. Para limpar esta “pasta” utilize um trapo humedecido com coca-cola. Mais uma limpeza perfeita.

Vidros reluzentes

Se quer fazer inveja aos seus vizinhos com os vidros do seu carro sempre a brilhar, coza umas batatas e, quando estiverem prontas, coe a água e junte-lhe um pouco de vinagre. Em seguida limpe o vidro com este preparado. Agora estão a brilhar.

Evitar que as crianças sujem os bancos

A primeira medida, e a mais efetiva, é tirar-lhes os sapatos. A segunda alternativa é forrar os bancos com um plástico transparente, principalmente na parte traseira dos bancos. É uma boa solução, mas terá de ser renovada com frequência, pois o plástico rasga-se facilmente em contato com os pés endiabrados das crianças.

Evitar que as crianças enjoem

Não comprovámos, mas depois de pesquisarmos na internet percebemos que é uma prática comum em vários países para evitar que as crianças enjoem no automóvel. O truque consiste em colocar uma aspirina no umbigo do pequeno e prendê-la fazendo uma cruz com fita-cola. Pode dar-lhe também biscoitos de gengibre antes da viagem. O gengibre tem efeito antiemético, ou seja, evita náuseas.

Perfumar o carro

Os frutos do eucalipto são ambientadores naturais perfeitos e têm a vantagem de não sujar os tecidos e os forros com resina. Coloque uma dúzia destes frutos no carro, em zonas que recebam ar dos canais da ventilação. As suas viagens vão ficar mais perfumadas e naturais. Os ambientadores tipo “pinheirinho” que se compram no supermercado também podem ser opção.

Limpar nódoas no banco

Tem nódoas de chocolate ou de iogurte nos bancos do carro? Pegue na espuma de barbear, coloque um pouco numa esponja ou diretamente na nódoa e esfregue com uma escova. Depois passe um pano seco. O resultado é muito positivo.