Como limpar manchas de vomitado e mau cheiro do interior do carro?

Ninguém está interessado em entrar no seu carro e sentir um cheiro desagradável. O vomitado é fastidioso e requer uma limpeza imediata e profunda. Aqui, no Circula Seguro, dizemos-lhe como limpar essas manchas e fazer desaparecer o mau cheiro.

Se o seu carro viveu o desagradável momento de algum dos ocupantes ter vomitado no habitáculo e os restos ficaram espalhados por todo o lado, mais vale estar prevenido e saber como atuar. Porquê? Neste caso, a rapidez com que atua é vital para que as manchas não fiquem a conviver com os restantes ocupantes no habitáculo durante vários meses. Em seguida, o Circula Seguro explica-lhe como eliminar, com produtos caseiros as manchas de vomitado e os maus cheiros do interior do carro.

Primeiro, terá de ter em conta três conselhos prévios: nunca é demais transportar dentro do carro sacos de vómito ou sacos que podem ser selados, como os do congelador, por exemplo, para que alguém os utilize no caso de se sentir mal disposto e não for possível parar o carro; ter também guardadas no carro, umas luvas de borracha ou látex para as tarefas de limpeza e para que, quem limpa, não entre em contacto com os germes; transporte também toalhas de papel, uma espátula, bicarbonato de sódio, panos sem pêlo e uma escova de pelo mais rigido. Um kit anti-vomitado que pode parecer exagerado, mas se o percalço acontecer, garantimos-lhe que vai se regozijar por ter um…

Como limpar por completo o vomitado recente?

Assim que alguém vomita e este caia sobre alguma zona do carro, convém limpá-la de imediato:

– Limpe qualquer resíduo sólido, raspando a superfície com uma espátula e um pano.

– Seque a zona com um pano absorvente para eliminar o excesso de humidade, com a pressão certa e necessária para que absorva o liquido e não passe para a esponja interior do banco, por exemplo.

– Utilize bicarbonato de sódio sobre a área que vai limpar. Deixe-o atuar durante meia hora, para logo a seguir o aspirar.

– Pode adquirir um produto de limpeza ou fazer a sua própria solução de limpeza: por exemplo, para almofadas, plástico ou tecido, junte oito partes de água tépida com uma de vinagre branco, 5 ml de liquido lava-loicas e misture tudo. No caso de se tratar de pele, misture bicarbonato de sódio e água e esfregue em cima da zona a limpar.

– Utilize um pano sem pelos para esfregar a mancha com a solução de limpeza caseira. Em seguida, enxague toda a área com um pano molhado.

– Seque então a zona com panos sem pelos até que desapareçam as manchas dos tapetes e tecidos.

– Abra os vidros e as portas do carro, porque, desta forma, o habitáculo vai secar mais rápido, utilizando, se necessário, um secador para acelerar o processo.

Se alguma mancha não sair, poderá utilizar uma escovas de cerdas rigidas para limpar qualquer camada seca de vomitado que ainda se encontre no tapete ou tecido. No momento de aplicar a solução de limpeza, deixe esta assentar até que seque, para voltar a molhar a mancha de novo. Se a mancha não tiver saído totalmente, pode sempre deslocar-se a um especialista que vai utilizar uma limpadora a vapor. Esta solução não é a mais correta para limpar pele, vinil ou plástico.

Retirar o mau cheiro do interior do carro

A solução imediata perante uma mancha de vomitado, por exemplo, é abrir as portas e as janelas do carro o mais rápido possível para que o cheiro se dissipe rapidamente.
Limpar a mancha o mais rápido possível também é vital para que não se espalhe pelo tapete ou pelo tecido, podendo apodrecer nos meses de maior calor.
Para eliminar os cheiros, podes utilizar bicarbonato de sódio, que absorve os cheiros e elimina-os. Se à mistura acrescentar óleos essenciais ou outros aromas, como o limão ou a laranja, tem à sua disposição um produto de limpeza poderoso. Humedeça a zona a limpar e deixe-a repousar cerca de 10 minutos, para depois aspirar o bicarbonato de sódio com um aspirador.
Se o cheiro persistir, os clássicos desodorizantes de automóvel podem ajudar a dissimular o cheiro.