Compreenda o seu pneu

Compreenda o seu pneu 3

Por vezes compramos pneus e nunca verificamos se a medida está correta, ou se é adequado às velocidades que normalmente praticamos. Claro que grande parte dos condutores está preocupado apenas no custo do pneu mas isso deveria ser a última coisa a preocupar, mas percebo que as dificuldades económicas assim o obriguem.

Todas as informações importantes de que necessita saber sobre o seu pneu estão impressas no flanco. A leitura destas informações irá ajudá-lo a preservar os pneus e a escolher pneus novos quando estiver na altura de comprar um conjunto de substituição.

Este artigo é especialmente relevante para quem compra pneus usados, porque é muito importante saber qual o ano de fabrico do pneu, pois pneus com mais de 3 ou 4 anos já não devem, em circunstância alguma, serem usados, uma vez que a borracha enrijecida e ressequida reduz drasticamente a aderência do pneu ao piso, e assim podendo provocar despistes, mesmo que o pneu tenha um rasto fundo.

2

O nosso guia irá ajudá-lo a compreender o que significam os diferentes números e letras.

 

Tipo de pneu

Um “P” ou nenhuma letra indica que se trata de um pneu para automóveis de passageiros.

Construção

O “R” indica um pneu radial. Quase todos os pneus novos fabricados actualmente são radiais.

Marca e número de aprovação ECE

Estas informações indicam que o pneu está em conformidade com as normas da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (U.N.E.C.E.) em relação a pneus pneumáticos.

Informação da pressão dos pneus

Trata-se do limite máximo de pressão dos pneus, que é importante saber ao verificar a pressão dos pneus. Deve consultar o manual do veículo para obter mais informações.

Indicadores de desgaste do piso

As letras “TWI” demonstram a localização dos indicadores de desgaste do piso dos pneus. Deve verificar estes indicadores regularmente, para garantir que o piso tem profundidade suficiente. Nos países da UE, a profundidade mínima do piso é, na maioria dos casos, 1,6 mm.

Data de fabrico

A data de fabrico dos pneus é indicada por um código de quatro dígitos, que apresenta a semana e o ano.

Compreenda o seu pneu 1

Compreenda o seu pneu 2