Corre na estrada? Saiba como agir

correr na estrada

Ser «runner» está na moda. Basta força de vontade, um bom calçado e alguma resistência para sair à rua e fazer um pouco de desporto. Se é um destes adeptos das corridas citadinas, deve ter alguns cuidados quando anda na estrada, saiba quais.

Apesar de ser um desporto simples e barato, há que ter em conta alguma considerações básicas para o praticar de forma segura. Não se esqueça de que ao correr na estrada, partilha o espaço com outros peões e, sobretudo, com veículos de vários tipos.

Um atleta é um peão que vai mais depressa

A primeira coisa a ter em conta é que um «runner» não é mais do que um peão. Tem, por isso, os mesmos direitos e obrigações que qualquer um deles e está até sujeito a mais perigos:

– Move-se mais depressa do que um peão dito normal. Isso faz com que os seus movimentos sejam mais imprevisíveis aos olhos de um condutor, numa eventual interação entre ambos.

– O atleta pode estar fatigado devido ao esforço e a sua atenção pode estar minimizada. Provavelmente nem está atento ao trânsito enquanto faz a sua rota.

 

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Conselhos básicos para ser um «runner» seguro

Por tudo o que se disse anteriormente, aqui criamos uma lista para que o corredor tenha em conta como proteger-se enquanto peão e quais as condutas corretas para praticar o seu desporto favorito sem riscos. Vamos agora ver alguns conselhos básicos:

1- Corra por onde deve

Isto é básico. Se corre em cidade, é um peão e os peões onde circulam? No passeio. Se calhar vai doer-lhe menos nas articulações, se correr pela estrada, mas é um erro. É um peão e deve respeitar os peões que não estão a correr.

Se é daqueles que corre pela estrada (de duas faixas, pois em vias com mais faixas é proibido), faça-o sempre de frente para os veículos. Nada mais nada menos do que pela esquerda, para ver os carros e as motos de frente.

2- Preveja a saída de veículos

Ainda que cada vez haja mais «runners», continua a ser um peão normal e os condutores têm menos tempo de reação a sair ou a entrar de garagens.

Antecipe estes casos, que podem acontecer até no passeio e pare, correndo por um pouco sem sair do local, para dar passagem ao veículo.

3- Perante intersecções ou semáforos

Dê tempo de ser visto. Até ter um contacto visual com eles, deve deter-se e esperar para ver quem vai dar passagem. Se o semáforo estiver vermelho, evidentemente que terá de parar até estar verde. Depois volte a confirmar que não vêm nem carros nem motos. Os atletas, como qualquer peão, ficam sempre a perder num qualquer impacto com um carro, uma moto ou até uma bicicleta.

4- Ser visto é primordial

Prefira roupa de cores brilhantes ou extravagantes. Não é por acaso que grande parte da roupa desportiva para atletismo seja assim. Se sair para correr de noite ou ao entardecer, é obrigatório usar roupa ou acessórios reflectores.

roupa atleta5- Redobre a atenção se chover ou nevar

Correr chega a ser tão viciante que mesmo que chova ou faça trovões, há quem não fique em casa. Bem, se é uma dessas pessoas, lembre-se que deve estar ainda mais atento nesses dias.

Mais precaução nos cruzamentos, intersecções ou semáforos. O que é firme pode estar escorregadio e não há nada pior do que sofrer uma queda, especialmente se estiver perto da estrada.

6- Música em auriculares

Pode dar motivação, mas tira-lhe a perceção de parte do que está a acontecer à sua volta. A sua segurança diminui drasticamente se não puder ouvir um carro a aproximar-se, uma travagem, etc. Corra com apenas um auricular, ou perante um cruzamento, baixe o volume.

7- Cuidado com as faltas de atenção no final do percurso

É claro que quando está quase a chegar ao destino já vai muito cansado, mas isso não pode deixar que a atenção ao seu redor diminua.

8- A responsabilidade pela nossa segurança está a nosso cargo

Se sai para a estrada para correr, é você mesmo que deve velar pela sua segurança. Recorde-se de que a maioria dos atropelamentos são em âmbito urbano e que quase 70% dos falecidos são nas ruas das cidade.

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Se seguir estes conselhos, tudo vai correr bem no seu treino. Chegando antes ou depois, com melhorias no rendimento ou não, há que seguir o mantra: o importante é regressar.

Fotos| iStock

Fonte: Circulaseguro.com