Cuidados ao levantar o seu carro novo

O dia de levantar o carro novo no concessionário é um dia para recordar. A excitação é grande e poderá esquecer-se de esclarecer algumas dúvidas na hora da entrega. Para que tal não aconteça, o Circula Seguro elaborou uma lista dos cuidados que deve ter na hora de ir buscar o seu novo “brinquedo” à loja.


Para evitar surpresas de última hora no dia de levantar o carro novo no concessionário , existem alguns cuidados que o novo proprietário deve ter. A compra de um automóvel novo é um investimento avultado, por isso é melhor não arriscar e, antes de sair do stand, deve verificar pequenos detalhes que lhe podem parecer sem importância, mas que evitam problemas mais graves no futuro. Depois de sair com o carro novo da concessão poderá ter dificuldades em provar anomalias que não foram feitas por si.
Se possível leve consigo alguém de confiança, algum amigo entendido em automóveis para ajudar na checklist, pois em geral a pessoa que comprou o carro está eufórica e não presta muita atenção aos detalhes. Confira as nossas dicas.

1 – Verifique se o carro tem todos os opcionais e equipamentos que escolheu – Os carros são produzidos em série por máquinas de precisão. Por qualquer motivo, ao qual o concessionário será totalmente alheio, falhou a montagem deste ou daquele equipamento. Também pode acontecer o seu carro ter sido produzido numa série diferente daquela que o importador estava à espera e já não foi abrangido por este ou aquele elemento que fazia parte da lista de equipamento de série no dia que comprou o automóvel.

2 – Procure arranhões, rebarbas, manchas ou marcas – Verifique também defeitos no alinhamento dos painéis. Esteja atento a bolhas na tinta, riscos, falhas no acabamento das portas, guarda-lamas e para-choques. Verifique também rachas na pintura em partes plásticas do veículo. Faça esta verificação sempre num ambiente bem iluminado ou de preferência ao sol, para diagnosticar qualquer toque que possa ter sido feito, sem intenção, por alguém do concessionário.

3 – Esteja atento às explicações do vendedor – Faz parte do negócio de compra de um automóvel novo que no dia da entrega o vendedor faça uma explicação de todos os elementos do seu carro. Com a panóplia de equipamento que os carros novos disponibilizam, o melhor é estar atento. Normalmente o vendedor perde mais de meia hora nestas explicações. Pergunte sobre tudo aquilo que tiver dúvidas. Não se acanhe.

4 – Observe o habitáculo – Enquanto o vendedor lhe explica o funcionamento dos vários componentes, aproveite e sente-se dentro do carro. Atente no estado do revestimento do tecido ou couro dos bancos, procure defeitos nas costuras, rasgões e deformações na espuma

5 – Verifique se tem as ferramentas “obrigatórias” na bagageira – As ferramentas que os carros novos trazem guardadas na bagageira resumem-se às essenciais para… mudar um pneu. O seu carro novo deverá ter o macaco, a chave de rodas e o gancho de reboque para encaixar no para-choques. Também deverá ter o triângulo e um colete refletor. Se estiver equipado com kit anti furo, não se esqueça de perguntar se está completo (com compressor e espuma de enchimento).

6 – Preste atenção aos documentos – Contrate o seguro para o dia e hora do levantamento do carro novo. Como ainda não tem o documento único automóvel, o concessionário vai passar uma declaração para que as autoridades saibam que o carro é seu e que espera documentação. Normalmente esta declaração tem validade de um mês e precisa, obrigatoriamente, de ser renovada enquanto o documento único não chega a sua casa.