Diabetes podem impedi-lo de renovar a carta?

08diabetes, renovar a carta, carta de condução: diabético mede o nível de açucar no sangue

A diabetes Mellitus é uma doença que pode interferir na condução e que nalguns casos pode impedir a revalidação da carta de condução. Saiba em que circunstâncias.

O 8º Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes publicado em 2016 referente a 2015 – “Diabetes: Factos e Números” – revela que a diabetes matou 12 pessoas por dia em 2015, estando presente em mais de um quarto dos óbitos nos hospitais públicos em Portugal.

óbitos por diabetes mellitus em Portugal

O documento alerta para um crescimento acentuado do número de novos casos diagnosticados em Portugal, em 2015, com 168 novos casos a serem identificados todos os dias.

o que é a diabetes

 

 

A hipoglicemia (valor baixo de açúcar no sangue) reduz o desempenho na condução, pelo que por esta razão não se deve conduzir.

Considera-se “hipoglicemia grave” a situação que necessita de assistência de terceiros e “hipoglicemia recorrente” a ocorrência de dois episódios de hipoglicemia grave num período de 12 meses.

 

 

Diabetes podem afetar a capacidade para a condução

E se a prevalência da diabetes tem vindo a aumentar, por consequência, número de condutores diabéticos também cresceu. A diabetes podem afetar a capacidade para a condução, por razões muito concretas:

  • Pode diminuir a capacidade de visão, devido à formação de cataratas e retinopatia diabética.
  • Pode também interferir com a capacidade motora dos membros inferiores (devido a lesões neurológicas), prejudicando os movimentos necessários para a condução.

É por isso que o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC) prevê a possibilidade da não revalidação da carta de condução a alguns condutores que padeçam de diabetes.

É inapto para conduzir quem apresente hipoglicemia grave ou recorrente, demonstre não ter suficiente conhecimento do risco de hipoglicemia ou que não controle adequadamente a situação.

 

Condutores de Grupo 2 - diabetes, renovar a carta, carta de condução, diabetes e conduçãoNo caso de condutores do grupo 2 deve ser ponderada a emissão ou revalidação do título de condução a quem sofra de diabetes mellitus em tratamento com antidiabéticos orais ou insulina mediante apresentação de relatório de médico especialista que comprove: não ter ocorrido qualquer episódio de hipoglicemia grave nos 12 meses anteriores; o bom controlo metabólico da doença, através da monitorização regular da glicemia e acompanhamento regular e que não existem outras complicações associadas à diabetes.

 

Condutores de Grupo 1 - diabetes, renovar a carta, carta de condução, diabetes e conduçãoNo caso dos condutores do grupo 1 é emitido ou revalidado título de condução a quem sofra de diabetes mellitus em tratamento com antidiabéticos orais ou insulina mediante apresentação de relatório do médico assistente que ateste o bom controlo metabólico e o acompanhamento regular.

Foto: boaformaesaude.com.br