Como entreter as crianças a caminho das férias?

entreter miúdos

Vai de férias e não sabe como entreter os filhos nas viagens de carro até ao tão desejado destino? Aqui ficam algumas dicas!


Chegaram finalmente as férias. O problema é que o destino, quer seja uma praia paradisíaca, uma cidade movimentada ou uma serra para explorar, está a alguns quilómetros de casa… isso significa várias horas de viagem de carro e, muito provavelmente, alguns miúdos impacientes no banco de trás. «Já chegámos? Já chegámos? E agora, já chegámos? Falta muito?» Infelizmente, não temos a fórmula secreta para os manter sossegados, mas podemos deixar algumas ideias para ajudar a entretê-los.

– Tecnologia

Pode não ser a solução perfeita, mas em muitos casos a tecnologia é capaz de manter a «criançada» ocupada durante algum tempo: Leve CD com música infantil, desenhos animados ou jogos previamente gravados no tablet e vai conseguir distrai-los um pouco.

– Jogos em família

Se não é fã de deixar os miúdos presos ao ecrã, pode sempre brincar com eles. Desde jogos, a canções, há várias opções para ajudar a passar o tempo da viagem e esquecer a monotonia da estrada.

– Brinquedos

Deixe-os levar alguns brinquedos que pretendam. Só eles sabem o que mais gostam de jogar.

Nunca se esqueça de que a viagem deve ser, antes de mais, segura. Por isso, evite sempre situações que possam distrair o condutor e pare para descansar sempre que necessário. Sair do carro e esticar as pernas vai saber bem à família toda.

Actividades para entreter:

1. Jogo do «eu vejo…»
É um clássico, mas é sempre divertido. Se as crianças forem demasiado pequenas para dizer a primeira letra do objecto que estão a ver, pode tentar com pistas sobre as cores ou o tamanho do objecto procurado.
2. Palavras encadeadas
Encontrar uma palavra que comece com a última letra da palavra anterior é uma forma de aumentar o vocabulário dos seus filhos.
3. Sou uma taça, uma chaleira…
Já sabe o resto? Se não sabe, faça o trabalho de casa e aprenda algumas músicas divertidas como esta para cantar e dançar durante a viagem… A «Taça, chaleira, colher, colherão, prato fundo, prato raso…» nunca mais lhe vão sair da cabeça!
4. Jogo do STOP
Ponha toda a gente a puxar pela cabeça e a encontrar países, animais, frutos, nomes, cidades com as letras do alfabeto. Se são uma família competitiva, até podem anotar os pontos de cada um, até se achar um vencedor.
5. Jogo da forca

jogos
Só não dá para o condutor, que tem de ir com os olhos na estrada, mas os restantes podem concentrar-se num papel com os famosos tracinhos e tentar encontrar a palavra escondida antes que o enforcado fique completamente desenhado.
6. Inventar uma história
Um começa e os seguintes continuam, à vez, a história que só depende da imaginação de cada um. É uma óptima forma de incentivar a criatividade dos mais pequenos.
7. Adivinhas
Novamente, faça o trabalho de casa e procure algumas adivinhas que possam estar ao alcance dos mais novos. Leve-as num papel e vá fazendo ao longo da viagem. Se quiser, premeie o mais astuto!

Viaje em segurança e não se esqueça de se divertir!

Fonte: Circulaseguro.com

Foto: www.meliuz.com.br/