Gadgets para ligar à tomada de 12V

Quer ter internet no carro? E poder arrefecer uma lata, carregar um dispositivo eletrónico, ver televisão ou encher um pneu? O Circula Seguro foi observar e tentar perceber quais os produtos mais práticos para ligar a uma tomada de 12V.

Existem à venda dispositivos no mercado que podem ser ligados à tomada de 12V do carro e que a partir daí podem ter múltiplas funcionalidades. Desde ter internet, aquecer ou arrefecer bebidas, carregar telemóveis, transmissores, carregador USB, entre outros. Os preços destes equipamentos não ultrapassam os 70 euros e são vantajosos e úteis. Venha daí conhecer alguns daqueles que dentro do carro e ligados à tomada de 12 Volts se podem tornar tão funcionais com uma facilidade incrível.

1 – Multitomada

Os preços são variados mas nunca ultrapassam os 10 euros. São dispositivos com 120W que permitem ligar cinco dispositivos de forma simultânea. Assim, poderá carregar todo o tipo de aparelhos portáteis, o tablet, o telefone e podem ter vários tipos de entrada, desde os 12V, os 24V, as entradas USB de 5V. Inclui um interruptor independente para cada ligação e pode ser preso ao tablier com um velcro.

Mais – Muito potente, carga rápida e não sobreaquece.
Menos – Se se ligam aos USA dispositivos com saídas de 12V e superior, podem danificar-se,

2 – Compressor de ar

Os preços rondam os 15 euros e podem ser adquiridos online ou até numa loja de pneus. Trata-se de um compressor de ar elétrico, pelo que para encher qualquer coisa basta pressionar um botão sem qualquer esforço. É portátil com as seguintes dimensões 22×19,5×8,5cm e pesa cerca de um kilo. Com este dispositivo ligado à tomada de 12 V do carro é possível encher os pneus em caso de emergência ou comprovar a pressão de forma regular. Este sistema é muito útil num momento em que a maioria das bombas de combustível têm os dispositivos de encher os pneus danificados. Bombeia ar a 35 litros por minuto. Tem um cabo de 3 m de comprimento.

Mais – É universal e ajusta-se a todas as marcas e modelos de pneus.
Menos – A sua carcaça é frágil e se cai ao chão estraga-se com facilidade.

3 – Rede wifi

É um dos dispositivos que aqui falamos o mais caro. Trata-se de um sistema que permite proporcionar ligação inalâmbrica à net no carro. É um router no qual se coloca um cartão SIM 4G de qualquer operador e emite um rede wifi que cobre todo o carro oferecendo velocidade de navegação de até 150 Mbps. Suporta um total de dez ligações em simultâneo e, para além disso, conta com um saída USB para carregar a bateria de outros dispositivos. Se perder a cobertura da rede, deixa de funcionar.

Mais – Não precisa de nenhum tipo de configuração
Menos – Tem de duplicar o seu cartão SIM ou contratar um com outro operador.

4 – Aquecedor e refrigerador de bebidas

Com um preço que ronda os 25 euros, dependendo da marca, mas não ultrapassam muito este valor, este produto pode ser adquirido no aliexpress.com. Trata-se da base de um produto que tem uma base 7,2 cm pelo que se encaixa no compartimento pousa copos de qualquer veículo. Serve para garrafas, tanto de alumínio como de metal, e latas. Dispõe de capacidade para 300 ml e é capaz de arrefecer o recipiente até uma temperatura de -5º e aquecê-lo até aos 55º. Mede 10,6×16,4 cm é produzido em liga leve e pesa meio kilo.

Mais – Não faz qualquer ruído quando aquece.
Menos – Na função de arrefecer emite um zumbido que pode chegar a ser irritante.

5 – Bluetooth

O preço de 15 euros parece ser bem competitivo para um dispositivo que garante Bluetooth de forma simples. O melhor será optar por um Bluetooth 4.0 que pode realizar tanto função mãos livres para atender e fazer chamadas, reprodutor de música enviada o telefone ou tablet. Podem ligar-se dois dispositivos ao mesmo tempo e dispõe de botões para controlar a música e reprdozuir um canção, pausá-la e escolher a pista anterior. Inclui um imã para o “pregar” ao tablier.

Mais – Tem microfone e altavoz incorporado.
Menos – Requer que a rádio tenha uma tomada de entrada de 3,5 mm.

6 – Conversor de 220 V

Por cerca de 30 euros pode conseguir ter dentro do seu carro uma tomada de 230 V a partir de uma ligação na tomada de 12V. Esta tomada é apta para quaisquer dispositivos, desde telefones móveis, computadores, um televisor ou mesmo ferramentas portáteis até uma máxima de 200W que precise de utilizar e não tem onde ligar. Dispõe de duas tomadas e duas ligações USB de 5V e carga rápida de 2,4 A. Conta com um pequeno ventilador para que não existe sobreaquecimento e se desliga de forma automática em caso de sobrecarga do circuito.

Mais – Imprescindível para as férias em autocaravana.
Menos – Tem apenas uma tomada

7 – Transmissor FM

Com um preço médio de 20 euros, este transmissor de FM permite reproduzir a partir da banda FM da rádio a música de um MP3 ou tablet. Para isso, conta com uma ligação jack de 3,5 mme duas portas USB, ainda que admita cartões SD. Mas se isso não for suficiente, pode ser ligado ao sematphone a partir do Bluetooth, por isso mesmo pode funcionar como mãos-livres. No ecrã do dispositivo mostra a chamada a entrar ou a música que estamos a ouvir.

Mais – A passagem das músicas é rápida
Menos – A qualidade do microfone em modo mãos-livres.

8 – Carregador USB

Este é um dos acessórios mais baratos que eficazes que podem ser utiizados em carros mais antigos. Ligando este adaptador de 12-24V à entrada de 12V (isqueiro) ficamos com uma entrada USB dupla, pelo que se torna simples carregar todos os tipos de dispositivos móveis. Maximiza a velocidade de carga.

Mais – Tem proteções para os dispositivos não se danificarem por sobrecarga.
Menos – Não é compatível com todos os modelos mais antigos….

Foto: pixabay