Luzes de Avaria: sabe o que significam?

luzes

De repente, um dia, entra no carro e há algo que lhe chama à atenção… Que símbolo é esse que acendeu no painel de instrumentos? E porque é que agora mudou de cor? Esta situação e estas questões surgem por desconhecimento sobre os aspetos técnicos do nosso veículo. Como qualquer outro objeto de uso comum, o nosso carro requer certa manutenção e cuidados para evitar que se estrague a médio prazo. Diagnosticar e acostumarmo-nos a manter alguns detalhes em dia pode poupar-nos alguns desgostos no futuro.

Quando não é assim, é possível que nos saltem à vista alguns sinais luminosos com pictogramas que nos alertam para algum funcionamento incorreto ou outras questões a rever. Num veículo moderno é possível encontrar cerca de uma centena de sinais e o seu significado não mudou muito ao longo do tempo, ainda que tenham aparecido alguns códigos novos relacionados com as tecnologias mais recentes. Quanto isto ocorre, temos que parar para resolver o problema, pois estes sistemas de aviso estão ao nosso serviço. Aqui vamos conhecer alguns dos mais habituais.

Relacionados com elementos de segurança ativa

luzes

Nesta área trataremos de alguns que estão relacionados com avarias no sistema de iluminação, travagem e pneumáticos e ainda outros assistentes de estabilidade ou o antibloqueio, entre outros. O que têm em comum? O seu objetivo é evitar que tenhamos um acidente, pelo que se algum destes acender, podemos correr algum risco.

Pressão dos pneus

Neste caso, aparece principalmente devido à baixa pressão ou por um furo em alguma das rodas. O sistema deteta que uma das rodas gira mais devagar que as restantes e ilumina o sinal a vermelho. É habitual que não desapareça de forma instantânea, pelo que é preciso fazer reset ao sistema após ajustar as pressões, apra que se calcule o novo diâmetro das quatro rodas.

Sistema de travões

Ilumina-se quando o líquido dos travões é escasso, ainda que também possa acontecer quando existe uma avaria no sistema de arranque em subidas ou no travão de emergência BAS. No primeiro caso, a solução é simples, reveja o nível do depósito, comprove que tem a cor certa e encha-o (a cada dois anos é recomendável purgar e mudá-lo).

Pastilhas desgastadas

Não há muito a acrescentar. Quando alguma das pastilhas de travão se desgasta é possível que comecem a fazer contacto com o disco, provocando uma perda em capacidade de travagem e causando vibrações. Como regra geral, as pastilhas de travagem podem começar a dar sinais de desgaste a partir dos 30 mil quilómetros e as traseiras sofrem maior desgaste que as traseiras.

Travão «de mão»

Em carros de estacionamento manual, quando puxa o travão de mão para estacionar a luz acende-se – devendo ficar aceso até abandonar o carro – se ao ligar a ignição e iniciar a marcha não o baixar completamente, não só a luz não se apaga, como quanto mais acelerar, começará a emitir um apito de aviso.

Lâmpada fundida

Se no painel se acender este alerta significa que um dos faróis se avariou. Sabe trocá-lo corretamente? Caso não saiba, dirija-se a uma oficina, pois é uma operação rápida e relativamente fácil de executar.

ABS

Quando arranca com o veículo, o símbolo do ABS pisca uma vez, mas não entre em pânico, significa apenas que o sistema foi ativado. Se não acender durante o arranque ou caso se mantenha acesa, aí sim pode indicar uma avaria no sistema anitbloqueio de travões. Além disso, aceder-se a o alerta do controlo de estabilidade, pois um não pode funcionar sem o outro. O sistema ABS estará fora de serviço, mas o carro continua a travar com a hidráulica tradicional. A avaria costuma estar num dos sensores que medem o rodado dos pneus, ainda que na sua oficina de confiança possam diagnosticar outra série de razões.

ESP

Este pictograma pisca sempre que o controlo de estabilidade atua, travando as rodas de forma seletiva. Tal como no caso anterior, se não se acender ou se ficar constantemente aceso, é provável que exista alguma avaria ou que o sistema esteja desativado.

Relacionados com elementos de segurança passiva

luzes

Neste caso e quando o acidente já é inevitável, estes são os sistemas que se ativam para tentar reduzir ao máximo os danos. De igual forma é também imprescindível tê-los em ordem e fazer alguma coisa caso a luz se acenda.

Airbag

Acende-se quando existe uma avaria no airbag ou em alguma das conexões que o ativam. Os fabricantes de automóveis recomendam substituir de forma integral o sistema de airbags a cada dez anos.

Cinto de segurança

Não está relacionado com avarias. Normalmente pisca quando algum passageiro não coloca o cinto. Se percorrer mais de 500 metros ou superado os 25km/h, vai ativar-se também o alerta acústico.

Anomalia de emissões

Se esta luz se acender, a primeira coisa a fazer é parar de acelerar para evitar danos devido ao sobreaquecimento. O alerta surge devido a problemas no motor, no sistema de injeção ou no escape. Pode dever-se a múltiplas causas que, normalmente, são as que fazem «transpirar» mais os condutores, por serem as mais temidas (economicamente). Em alguns casos, supõe mudar as velas, a válvula EGR, do termóstato ou do catalisador (em volta de mil euros).

Falha do alternador

Esta luz permanece acesa quando roda a chave e o motor está parado. Se ao arrancar se acender com o motor a trabalhar, significa que o alternador (encarregado de carregar a bateria e transmitir energia elétrica a todos os sistemas) não está a gerar tensão suficiente. Isto pode fazer com que a bateria descarregue e, se o motor parar, não poderá voltar a arrancar.

Relacionados com novos sistemas de segurança

luzes

Estas são, talvez, as luzes que têm menor importância ou que, pelo menos, representam um risco menor do que os anteriores. Correspondem a sistemas de segurança modernos que pouco a pouco têm vindo a ser introduzidos nos modelos mais recentes e que nos facilitam a condução, evitando, na medida do possível, o erro humano.

Máximos automáticos

Uma vantagem na condução noturna é dispor de máximos em modo automático. Ainda que geralmente atuem bem, identificando possíveis encandeamentos, também as podemos utilizar no modo manual. Se a luz estiver acesa (em modo automático ou manual), os máximos estão ativados.

Descanso recomendado

Uma ferramenta bastante recente que analisa os movimentos do volante e deteta quando o condutor aparenta estar sonolento ou cansado. A luz acende-se no painel para recordar a necessidade de descansar.

Velocidade recomendada

Nos carros com caixa de velocidades manual, é normal que nos avisem quando devemos trocar a relação da caixa, para consegui uma condução mais eficiente, poupando combustível e sem maltratar o motor. O ícone na imagem corresponde a um modelo Opel, se bem que cada marca personaliza à sua maneira.

Alerta de transposição de faixa

Corresponde à luz que alerta para a mudança involuntária de faixa. Enquanto está aceso ilumina-se em cor-de-laranja e quando deteta os traços no chão, começa a funcionar passando para verde.

Cruise control

Fica verde quando está ligado e mantém a velocidade programada. Ao pisar a embraiagem ou o travão desativa-se, permitindo acelerar ou reduzir a velocidade.

Assistente de ângulo morto

Ao contrário do alerta de transposição de faixa, este ícone é verde quando o sistema está ativo e passa a laranja quando se deteta uma avaria nos sensores que vigiam a zona lateral mais próxima do carro.

O que fazer quando se acende alguma luz de avaria?

luzes

Primeiro, o mais importante é conhecer, pelo menos, os indicadores mais importantes para saber exatamente o que está a acontecer e o que devemos fazer. Por vezes, a única solução possível é mesmo ir à oficina, noutras ocasiões, basta parar e podemos resolvê-lo sozinhos. Em qualquer caso, o fundamental é manter a calma, fazer uma leitura rápida e avaliar o perigo que pode decorrer da avaria.

Com exceção de algum dos exemplos referidos, geralmente as luzes acendem-se em cores diferentes, em função da gravidade da avaria:

  • Vermelho: indicam uma anomalia grave. Devemos detener el vehículo lo antes posible y llamar a asistencia en carretera.
  • Amarelo: indicam uma falha num determinado sistema. É possível que necesitemos de ajuda profissional, mas em algumas ocasiões pode bastar habilidade ou uma troca de alguma peça simples para continuar o caminho de forma segura.
  • Verde, azul ou blanco (de acordo com marca): dão informação sobre o veículo, sem ter que estar relacionado com uma avaria, pelo que podemos prestar-lhe atenção no final da viagem.

 

Imagens | Circulaseguro.com | iStock Gunter_Nezhoda Borakovskyy

Fonte: CirculaSeguro.com