Não se deixe cair na ratoeira: site ilegal vende cartas de condução

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) denunciou a existência de um site que anuncia ilegalmente a venda de cartas de condução.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) denunciou a existência de um site que anuncia ilegalmente a venda de cartas de condução, referindo inclusive a parceria com escolas de condução.

Em função desta situação, o IMT informa “que compete unicamente a este Instituto promover a habilitação dos condutores, reconhecer, licenciar e supervisionar as entidades formadoras e examinadoras sujeitas à sua supervisão, definir as políticas de formação e garantir e fiscalizar a sua aplicação. Como tal, este Instituto, após tomar conhecimento do site em questão, participou ao Ministério Público a sua existência”.

O IMT sublinha ainda que controla totalmente o processo de emissão de Cartas de Condução, que obedece a regras e procedimentos, “sendo este organismo totalmente alheio a este tipo de ofertas ilegais de certificação de condutores”.

Este estranho site anuncia: “Se você é do norte ou sul, leste ou oeste; Seja você europeu, asiático, americano ou africano, comprar carta de conduçãoportuguesa neste site com confiança. Seja você de Portugal, ou você é residente estrangeiro em Portugal, comprar uma carta de condução neste site seria uma decisão muito melhor da sua parte. No entanto, recomendamos que você documente a condução antes de usar nossos serviços”.

A página escreve ainda que “existem parcerias com quatro escolas de condução em Lisboa e no Porto, “onde centenas de motoristas portugueses passam a cada ano. Estamos conscientes, no entanto, de que Lisboa e Porto, dependendo da sua casa, podem estar muito longe de você ou podem não ter muito tempo e dinheiro à sua disposição. O seu arquivo será tratado sob o nome de uma dessas escolas automáticas, com coerência e profissionalismo para que não haja diferença visível entre esta e as outras. Nós inscrevemos você no exame teórico e prático e você triunfa automaticamente. Sua carta de condução é então entregue a uma dessas escolas de condução que elas nos enviaram em nome da nossa parceria e depois de registrar a licença nos arquivos IMT através dos nossos contatos lá. Nós enviamos de volta para você através de uma agência de envio”.

À pergunta “quanto custa uma carta de condução neste site”, a própria página responde, dizendo que “uma licença de condução em português neste site custa 650 euros e pode ir até 1500 euros dependendo das categorias solicitadas. O custo do envio da sua licença de condução está incluído neste pagamento.Além disso, a compra da carteira de motorista é feita em duas parcelas, uma metade antes e outra após a entrega ultra segura do documento”.

Acrescenta este site: “Para sua segurança, recomendamos que você tenha um bom comando da condução e do código da estrada antes de comprar uma carta de condução neste site, que não requer exame”.

No Circula Seguro alertamos todas as pessoas para a existência deste tipo de sites, no mínimo, pouco transparentes.