Noite esconde perigos para peões na estrada

Noite, peões, estrada, perigos

Nestes dias de inverno, em que as condições de visibilidade são deficitárias, por falta de luz ou más condições climatéricas, os peões correm riscos acrescidos na estrada.

Nestes dias de inverno em que as horas de luz do dia são poucas, a questão da visibilidade dos peões na estrada é pertinente. Noite (e a noite chega tão cedo nesta altura do ano…), chuva, nevoeiro, estradas escuras, ruas e passadeiras mal iluminadas tornam invisíveis os peões. Todo o cuidado é pouco da parte dos automobilistas (e dos próprios peões que não se podem esquecer que quem está a conduzir pode não ter as melhores condições de visibilidade). O Circula Seguro elaborou 9 conselhos que podem ajudar a prevenir acidentes com peões, os quais quando ocorrem produzem quase sempre consequências sérias.

9 conselhos para prevenir acidentes com peões

  1. Vigie a velocidade a que circula. Lembre-se que a probabilidade de matar um peão duplica se estiver a rolar a uma velocidade de 56 km/h do que a 48 km/h.Oito quilómetros por hora podem fazer toda a diferença.

 

  1. Esteja especialmente atento se estiver a passar perto de escolas ou em ruas estreitas ladeadas de habitações. No caso das crianças a única coisa previsível é que elas são… imprevisíveis. Não esqueça isso!

 

  1. Ainda a respeito das crianças, tenha presente que elas, em virtude da sua baixa estatura, podem não se apresentar visíveis. Podem estar entre veículos, por exemplo, impedindo que os condutores as avistem, ainda que elas possam estar a olhar para os carros.

 

  1. Esteja alerta para aquilo que podemos designar de “zombies” do telemóvel. Peões que vão a falar ao telefone, a ler/enviar mensagens, a consultar a net no smartphone e abstraem-se de tudo, inclusive, de que estão na estrada ou a atravessar a estrada. E são cada vez mais!

 

  1. Mantenha vigilância sobre os peões que estão perto do lancil do passeio, parados ou a andar. A todo o instante e sem aviso prévio, os peões podem decidir lançar-se para a estrada para a atravessar.

Noite, peões, estrada, perigos

  1. Modere ainda a velocidade, pois com a chuva, o orvalho ou o granizo, as estradas ficam mais escorregadias. Nestas condições, quando for travar, as condições de aderência são menores pelo que a distância de travagem fica alongada. Jogue com este fator também.

 

  1. Quando estiver a passar junto a veículos estacionados, não circule demasiado rente deles. Alguém pode abrir a porta de repente e sair de lá de dentro disparado, sem tomar as devidas precauções.

 

  1. Quando estacionar, evite imobilizar o carro demasiado perto de um cruzamento, pois isso pode obstruir a visibilidade de outras pessoas.

 

  1. Quando estiver a chover ou a soprar um vento forte, os peões tendem a correr e a tomar atitudes precipitadas para fugir à precipitação ou ventania. Não se esqueça disso!

Noite, peões, estrada, perigos

Fotos: IAM, Mercedes-Benz, pixabay.com