Sabe encontrar a melhor posição de condução?

Driving a car at night - pretty, young woman driving her modern

Para muitos dos condutores a ação de conduzir passa por sentar-se ao volante e arrancar. Teoricamente a ideia é exatamente esta, mas na prática requer muitos mais detalhes. Ao conduzir bem sentado vai conseguir ter mais controlo sobre o veículo e vai manter-se mais alerta e protegido, no caso de se ver envolvido numa situação de emergência. Será possível alcançar a posição de condução perfeita?

Nos automóveis modernos não é difícil encontrar a melhor posição de condução, uma vez que os bancos e o volante estão dotados de uma infindável lista de regulações: altura, alcance, lombar, costas… Assim, convém saber como estar corretamente sentado, pois vai ser capaz de conduzir por um período de tempo mais longo sem dores e sempre confortável. O Circula Seguro dá-lhe algumas dicas para que a sua posição ao volante seja a mais correta possível.

PosiçãoCondução2
1 – Depois de se ter sentado ao volante, procure a posição mais confortável. Ajuste o encosto de cabeça para permitir que os ombros fiquem encostados às costas do banco. As suas costas, na zona lombar, devem estar firmemente apoiadas no banco para ter sempre apoio quando conduz. Evite conduzir com as costas demasiado deitadas, pois vai cansar-se com maior facilidade e poderá ter mais dificuldades em percecionar o trânsito que o rodeia.

2- Ajuste o banco até achar conveniente. O assento deverá ficar perto da zona traseira dos joelhos. A posição do banco deverá ficar de maneira a que as pernas fiquem ligeiramente dobradas sempre que pressiona os pedais. É neste momento que pode utilizar a regulação da coluna da direção.

3 – Os braços devem ficar ligeiramente fletidos quando estiver confortável e quando os esticar, o pulso deve assentar diretamente sobre o topo do volante.

4 – O encosto de cabeça vai atuar como um sistema de segurança em caso de colisão. Ajuste-o para que fique centrado com a base da cabeça do condutor e o mais perto possível da coluna. Este elemento é fundamental para prevenir o efeito chicote, ajudando a evitar lesões em caso de acidente.

5 – Coloque as mãos no volante como se estas fossem ponteiros do relógio e marcassem 10 e 10. Desta forma terá grande amplitude de movimentos para conseguir virar o volante de forma rápida e segura. Na hora de curvar, vai perceber que com as mãos nesta posição não precisa de as colocar dentro do volante, situação que nunca deverá acontecer.

6 – A hora do cinto. Antes de seguir viagem não se esqueça de colocar o cinto de segurança. Em si e nos outros companheiros de viagem.

posicao-correcta-para-conduzir

Conduzir durante longos períodos de tempo

São vários os acidentes que acontecem porque o condutor adormeceu ao volante. Uma boa posição de condução vai ajudar a minimizar algum deste risco, uma vez que segue bem sentado, mas há outros truques que pode realizar.

1. Quando percorre longas distancias recorrendo ao Cruise Control, o melhor será que alongue as pernas periodicamente. O Cruise Control é mais económico e confortável, mas em distancias muitos longas poderá ter efeitos hipnóticos, baixando a concentração do condutor.

2. Antes de realizar uma viagem muito longa, não é recomendável fazer uma refeição muito pesada. Não deve permanecer sentado por mais do que 2 horas seguidas. Comer a chamada “Fast Food” nesta hora vai transmitir uma sensação de sonolência, e as refeições pesadas poderão deixar o desejo de dormir. É preferível fazer uma refeição ligeira para manter a máxima atenção durante a viagem.

3. Durante as viagens muito longas, faça várias paragem para descansar. Este tipo de viagens requer paragens frequentes para descansar: pelo menos uma a cada duas horas de viagem.