Sabe o que é o VIN do seu carro? E como se descodifica?

O documento de identificação de um veículo chama-se documento único, mas nesse documento consta, para além do peso, das medidas e da potência, um código de 17 dígitos que permite ao fabricante descodificar uma imensidão de informação sobre o veículo. O Circula Seguro explica-lhe o significado deste emaranhado de letras e números.

Chama-se VIN (Vehicle Identification Number) ou, à portuguesa, número de chassis e funciona como um bilhete de identidade de um automóvel. É um código de 17 dígitos composto por números e letras misturadas e todos têm o seu significado, agrupados ou de forma independente. Este código transmite a quem o souber uma lista de informação sobre determinado carro. É utilizado em todo o mundo e fornece a construtores, mecânicos e a qualquer outro apaixonado por automóveis informação preciosa.

Estes 17 dígitos têm informação sobre o país de origem, a fábrica onde foi produzido, diz ainda o “Model Year” (Ano/modelo), o mercado a que se destina, o tipo de motor entre outras caraterísticas. Cada carater tem um propósito. Para além disso, garante ao comprador do veículo, novo ou usado, através da informação contida no código, que está efetivamente a comprar o veículo que está a ver e não outra qualquer disfarçada. Para demonstrar ao leitor como se lê um código VIN utilizamos um VW Scirocco 2.0 TSI produzido na fábrica portuguesa que a marca alemã tem em Palmela.

Três digitos

Identificar o fabricante

Os três primeiros dígitos do VIN indicam o fabricante do modelo, mas podem ser analisados um a um como lhe mostramos de seguida. Esta combinação de três carateres chama-se WMI (World Manufacturer Identifier) – Identificação do construtor.

1º – Digito – Zona geográfica
O carater que inaugura o VIN identifica a região geográfica do globo. O veículo pode ser produzido com componentes oriundos de países diferentes, mas o digito diz respeito à onde foi montado.

2º – Digito – país de origem da marca
Este carater diz respeito ao país de origem da marca. No caso o “W”, Alemanha.

3º – Digito – Construtor
A terceira letra na sequência é combinada com os dois anteriores e resulta no código referente ao tipo de carroçaria: ligeiros de passageiros, pick-up, veículos comercial ou SUV. Pode ainda ser combinado com os outros dois e resulta no código referente ao construtor – WVW – Volkswagen.

Cinco digitos

Caraterizar o veículo

Os cinco carateres seguintes definem algumas informações e detalhes do veículo. Esta mistura de cinco números e letras difere de construtor para construtores.

4º Digito – Peso e potência
Contém um código que representa o peso e a potência do veículo.

5ª Digito – Plataforma
Identifica o tipo e veículo, ligeiro ou pesado, e qual a plataforma utilizada.

6º Digito – Modelo
Trata-se de um código especial utilizado pelo construtor para identificar o modelo específico do veículo.

7º Digito – Carroçaria
Este é outro dos digitos que pode identificar o tipo de carroçaria, como sedan, coupé, hatachback, monovolume, cabrio… entre outros.

8º Digito – Motor
Aqui encontramos informações sobre o motor, a cilindrada ou o número de cilindros deste motor, que no caso deste Scirocco são quatro.

Os três carateres que se seguem 9º, 10º e 11º são consistentes entre todos os fabricantes

9º Digito – Confirmação
Este é o digito de confirmação na sequência de 17 carateres do VIN e serve para constatar a veracidade de um código VIN. É obtido através de uma fórmula matemática entre os restantes números VIN. Não dá qualquer informação sobre o veículo.

10º Digito – Ano do modelo
O décimo é o digito do Model Year. Não corresponde ao ano de produção do veículo, por isso em alguns código surge o ano seguinte à matrícula do carro. Este é uma carro MY 2014.

11º Digito – Fábrica
Representa a fábrica onde o carro foi produzido. O “V” para a VW quer dizer Volkswagen Palmela. Se fosse um ”W” seria Wolfsburgo, um “H” Hanover, um “G” Graz, na Áustria.

Do 12º ao 17º

Carateres VIS – Identificam o veículos

Os últimos seus dígitos do VIN chama-se carateres VIS e são utilizados para a identificação específica de cada veículo. Os últimos quatro são sempre números. Estes carateres permitem ao fabricante saber qual a sequência de produção deste veículo ou mesmo a linha de montagem onde o veículo foi… construído.

Identificações dos fabricantes mais importantes (os três primeiros digitos do VIN formam a marca do veículo)
JM – Mazda
JS – Suzuki
JT – Toyota
JN – Nissan
JHM, JHG, JHL – Honda
SAL – Land Rover
VF1 – Renault
VF3 – Peugeot
VF7 – Citroën
VSS – Seat
KNA, KNB, KNC – Kia
MAL – Hyundai
SAJ – Jaguar
SCA – Rolls-Royce
SCC – Lotus
VS6 – Ford Espanha
W0L – Opel
WMW – Mini
WPO – Porsche
WVW – Volkswagen
WV1 – VW Veiculos Comerciais
YV1, YV4 – Volvo Cars
ZAR – Alfa Romeo
ZFA – Fiat
ZFF – Ferrari
ZHW – Lamborghini
1J4 – Jeep
WDB – Mercedes-Benz
WAU – Audi
WBA – BMW
WBS – BMW M

Onde está o VIN no seu carro?

O código VIN do seu carro pode ser encontrado em diferentes zonas do veículo. Desde logo pode começar a procurar no documento único, pois é obrigatório que o código VIN conste deste documento. Na parte de dentro dos pilares A ou B é outra localização possível. Normalmente está marcado numa placa que engloba os códigos de cor. Na base do pára brisas, numa pequena “janela” criada para o efeito ou no compartimento do motor, onde não tem uma localização específica, mas está marcado numa chapa retangular de fácil visibilidade.