Que tipos de cartas há para conduzir um veículo pesado?

diferentes tipos de cartas de condução para se estar habilitado a conduzir um veículo pesado. Sabe quais são?

Conduzir um pesado não é a mesma coisa que ter nas mãos um ligeiro de passageiros ou de mercadorias, pelo existem categorias próprias para cuja habilitação das quais os candidatos têm de demonstrar conhecimentos específicos relacionados com a diversidade das exigências requeridas pela condução de um veículo com reboque. Temos duas grandes categorias em termos de pesados: categoria C e categoria D.

Em termos de categoria C, temos as seguintes cartas e divisões: 

Categoria C

A categoria C abrange veículos pesados de mercadorias – sem limite de peso –, aos quais pode ser atrelado um reboque com peso bruto (massa máxima) até 750 kg.

Para obter esta categoria, através de inscrição numa escola de condução, é necessário que o candidato seja titular da categoria B (carta de ligeiros), ter 21 anos de idade (ou 18 anos no caso de possuir a carta de qualificação de motorista – CQM – obtida através de frequência na formação CAM 280h, com aproveitamento). Esta categoria pressupõe a realização de um exame teórico de mecânica.

Após a obtenção da categoria C, na carta de condução, fica habilitado a conduzir –para além dos pesados de mercadorias aos quais pode ser atrelado um reboque de peso bruto (massa máxima). até 750 kg –, todos os veículos incluídos na categoria B (ligeiros), tratores agrícolas ou florestais – com ou sem reboque – e máquinas agrícolas florestais e industriais, sem restrição de peso.

A revalidação desta carta ocorre nas datas em que o titular complete as idades 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55, 60, 65, 70 e, posteriormente, de dois em dois anos.

Categoria C1

A Categoria C1 abrange automóveis pesados de mercadorias com peso bruto (massa máxima) não superior a 7.500 kg, podendo ser-lhes atrelado um reboque cujo peso bruto não ultrapasse os 750 kg.

E necessário ser titular da categoria B (ligeiros) e ter, no mínimo, 18 anos de idade, tendo de realizar um exame teórico de mecânica.

Após a obtenção da categoria C1 na carta de condução, fica-se habilitado a conduzir pesados de mercadorias cujo peso bruto (massa máxima) não exceda os 7500 kg, ao qual pode ser atrelado um reboque de peso bruto até 750 kg, bem como todos os veículos incluídos na categoria B (ligeiros).

Categoria C1+E

A categoria C1+E inclui conjuntos de veículos acoplados, compostos por um veículo trator da categoria C1 e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada superior a 750 Kg, desde que a massa máxima do conjunto formado não exceda os 12 000 Kg; Conjunto de veículos acoplados, compostos por um veículo da categoria B e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada superior a 3500 Kg, desde que a massa máxima formada pelo conjunto não exceda 12 000 Kg.

É preciso ter carta da categoria B (ligeiros) e da categoria C1 e ter, pelo menos, 18 anos de idade. Aqui, o candidato tem de fazer um exame prático de condução.

Categoria C + E Pesados com reboque

A categoria C + E Pesados com reboque habilita o seu titular a conduzir conjuntos de veículos acoplados, compostos por um veículo trator da categoria C e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada superior a 750 Kg. A carta de condução desta categoria habilita ainda a conduzir conjuntos de veículos acoplados da categoria C1E; e conjuntos de veículos acoplados da categoria DE, desde que o titular possua a categoria D.

Para tal, é necessário ser titular das categorias B (ligeiros) e C (pesados de mercadorias), ter 21 anos de idade (ou 18 anos no caso de possuir a Carta de Qualificação de Motorista – CQM – obtida através de frequência na formação CAM 280h, com aproveitamento).

Esta categoria tem implícito um exame prático de condução. A revalidação destas cartas (C+E) ocorre nas datas em que o titular perfaça as idades: 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55, 60, 65 e, posteriormente, de 2 em 2 anos.

 

Em termos de categoria D, temos as seguintes cartas e divisões:

Categoria D

A categoria D permite a condução de pesados de passageiros, aos quais pode ser atrelado um reboque com massa máxima autorizada não superior a 750 Kg. Para ter esta habilitação, é necessário que o candidato seja titular da categoria B (carta de ligeiros), residir em território nacional, não estar a cumprir proibição ou inibição de conduzir, ter aptidão física, mental e psicológica, ter 24 anos de idade (ou 21 anos no caso de possuir a Carta de Qualificação de Motorista – CQM – obtida através de frequência na formação CAM 280h, com aproveitamento). O candidato tem de fazer o exame teórico de mecânica. Após a obtenção da categoria D, na carta de condução, fica ainda habilitado a conduzir veículos de categoria D1, tratores agrícolas ou florestais com ou sem reboque e máquinas agrícolas ou florestais e industriais pesadas.

Categoria D1

A categoria D1 destina-se à condução de pesados de passageiro com lotação até 17 lugares, incluindo o do condutor, e com comprimento máximo não superior a 8 metros, a que pode ser atrelado um reboque com massa máxima autorizada não superior a 750 Kg. Para poder tirar esta categoria, é necessário que o candidato seja titular da categoria B (carta de ligeiros) e tenha 21 anos, como requisito mínimo. O candidato a encartado tem de fazer um exame teórico de mecânica.

 

Subcategoria D1 + E

A subcategoria D1 + E habilita o seu encartado a guiar conjuntos de veículos acoplados, compostos por um veículo trator da categoria D1 e um reboque com massa máxima autorizada superior a 750 Kg. Para poder tirar esta carta é necessário ter carta B e 21 anos. A carta de condução desta categoria habilita ainda a conduzir veículos acoplados da categoria BE e conjuntos de máquinas acopladas compostos por um veículo trator ou máquina industrial com massa máxima autorizada superior a 3500 kg e inferior a 7500 kg, e reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada superior a 750 kg, não podendo a massa máxima do conjunto formado exceder 12 000 kg. O candidato tem de fazer um exame prático de condução.

Categoria D+E

A categoria D+E inclui o conjunto de veículos composto por pesado de passageiros (lotação superior a 17 lugares) e reboque com peso bruto superior a 750 kg. Para obter esta categoria, é necessário que o candidato seja titular das categorias B (carta de ligeiros) e D (pesados de passageiros) e ter 24 anos de idade (ou 23 anos no caso de possuir a carta de qualificação de motorista – CQM – obtida através de frequência na formação CAM 280h, com aproveitamento). O seu candidato tem de fazer um exame prático de condução.

Após a obtenção desta categoria fica habilitado a conduzir, além dos veículos acima referidos, todos os que estão incluídos na categoria de ligeiros, veículos que se deslocam sobre carris e troleicarros.

A partir dos 65 anos de idade deixa de poder conduzir qualquer veículo pesado de passageiros (lotação superior a 9 lugares), isto é, veículos da categoria D, D+E, subcategoria D1 e D1+E.

 

Fonte | Segurança Máxima