Tweel, o pneu sem ar da Michelin já está disponível

Michelin Tweel

Já se pode comprar o Tweel da Michelin, nos EUA. O inovador pneu sem ar abandonou, por fim, o universo dos protótipos e já equipa alguns veículos, utilizados mais frequentemente em fora de estrada.

Já se pode comprar o Tweel da Michelin, nos EUA

O Tweel é um engenhoso pneu que tem vindo a ser desenvolvido há cerca de 10 anos pela Michelin. O conhecido “pneu” sem ar começou agora a sua carreira comercial, nos EUA.

O conceito que presidiu ao desenvolvimento do Tweel por parte dos engenheiros da Michelin foi oferecer aos clientes um pneu que não fura ou que não rebente. Depois de muitos estudos, o fabricante produziu o Tweel que viu agora chegar a hora da sua comercialização, deixando, assim, de ser um mero protótipo engenhoso (foi apresentado originalmente como um protótipo no Salão do Automóvel de Paris em 2004). Com efeito, o pneu sem ar da Michelin está a ser vendido nos EUA, tendo, inclusivamente, criado uma divisão na sua estrutura orgânica: Michelin Tweel Technologies. 

O Tweel está, por enquanto, a ser comercializado para equipar os designados UTV (Utility Task Vehicle), veículos off-road na linha dos ATV.

O X Tweel UTV apresenta como vantagem, precisamente, o não furar. E ao conseguir isso, faz com que deixe de ser necessário o veículo transportar um pneu suplente, algo que, em termos de design e de construção de um automõvel, cria novas oportunidades.

O Tweel que está já à venda tem como medida 26x9N14. Claramente, pode vir a ser uma bem interessante solução para o futuro, sobretudo em twermos de circulação fora de estrada, mais propensa a provocar furos nos pneus. Esta primeira geração do Tweel surge com um índice de velocidade de 60 km/h.

O Michelin Tweel é fabricado nas instalações de Piedmont, na Carolina do Sul (EUA).

O Tweel está composto por um cubo rígido ligado à banda de rolamento através de raios deformáveis de poliuretano, funcionando tudo como um conjunto.
Ao contrário dos pneus convencionais, o Tweel é um pneu “aberto” que funciona sem ar, o que permite dar uma resposta definitiva aos riscos de furo durante as atividades, em pedreiras, agrícolas, de construção e de gestão de detritos.

“Na indústria existe uma grande procura de soluções que contribuem para melhorar a segurança e a produtividade. Servir os nossos clientes é o objetivo da nossa estratégia de sucesso”, afirma a Michelin.

“Tratando de reduzir o tempo que se perde pela reparação dos furos dos pneus, bastantes fabricantes procuravam uma alternativa que não diminuísse a tração, a manobrabilidade nem o conforto. O Tweel possui as seguintes vantagens: não se necessita verificar a pressão do ar, facilita a montagem, aumenta a resistência às agressões, melhora o conforto e diminui a fadiga do operador, além de aumentar a produtividade e a duração em comparação com um pneu convencional”, destaca a Michelin.