Como usar um kit de reparação de furos

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O kit de reparação de um furo vem com cada vez mais carros, mas a sua utilização nem sempre é intuitiva. Sabe como usá-lo?

O kit de reparação de furos é uma forma prática de colocar, novamente, o pneu em condições de rolar, evitando usar o macaco e até tirar o pneu do carro. O kit consiste numa embalagem com um produto vedante, o qual é introduzido no interior do pneu, enchendo-o, através da ação de um compressor. Este é, de modo simplista, a definição deste sistema.

Como utilizá-lo?

Nestes filmes da Opel/Vauxhall e Toyota pode encontrar a explicação de como utilizar um kit de reparação de furos, que aqui, de forma mais resumida, enunciamos:

1) Não retire o objeto causador do furo, se ele ainda estiver no pneu.
2) Retire o kit que, normalmente, se localiza no porta-bagagens
3) Tenha o motor a trabalhar e o travão de estacionamento acionado ou puxado.
4) Desenrole o tubo flexível da garrafa do líquido.
5) Ligue o tubo do compressor à entrada da garrafa que contém o líquido.
6) Ligue a garrafa ao compressor ao nível da tampa da garrafa.
7) Desaperte o pipo da válvula do pneu, enroscando aí a ponteira de enchimento da garrafa.
8) Ligue o cabo do compressor à tomada de acessórios do veículo (de 12V, a tomada do isqueiro).
9) Ligue o interruptor para encher o pneu à pressão recomendada, consultando para tal o manual.
10) No máximo, 15 minutos depois, pare o enchimento para ler a pressão (no manómetro do compressor, carregando no botão que se encontra no compressor com essa finalidade).  Ao fim de 15 minutos a pressão deve rondar os 1,8 bar. Se não conseguir essa pressão mínima é porque o pneu não tem reparação através deste modo, devendo chamar um reboque.
11) Quando a pressão estiver em ordem, retire o kit, desapertando a ponteira de enchimento. Guarde a garrafa num saco vedado para evitar que o produto escorra.
12) Nos primeiros 3 km de circulação, role entre 20 a 60 km/h para que o produto se reparta uniformemente no interior do pneu.

Algumas recomendações

Estes kits de reparação de furos foram concebidos para reparar bandas de rolamento de pneus danificadas por objetos com dimensão inferior a 4 milímetros. Não repara todos os tipos de furos, como sejam cortes com mais de 4 milímetros e golpes no flanco do pneu.

Do mesmo modo, se circular com uma roda reparada com o kit, não deve percorrer mais de 200 km.

Há, por fim, duas outras regras que deve cumprir se usar um destes kits. A primeira é: depois de aplicar o produto selante, não deve ultrapassar os 50 ou 80 km/h, consoante os casos (recomendação que, aliás, normalmente, vem no próprio produto); a segunda é: o pneu reparado ficou inutilizado, devendo ser substituído.