Veículos japoneses são os que menos avariam

Carros do Japão

Sondagem realizada entre 22.800 condutores europeus. Daihatsu, Lexus, Dacia, Honda y Toyota são as marcas de veículos que menos trabalho dão às oficinas de reparação. É isso pelo menos o que se depreende de uma sondagem realizada por diversas organizações consumidoras europeias, incluída a OCU, entre 22.800 condutores de Espanha, Bélgica, França, Itália e Portugal.

O carro mais fiável é o Toyota Yaris 1.0. Seis das sete marcas de carros que menos se avariam são são japonesas. As menos fiáveis? Land Rover e Jeep.

Quantas avarias sofreu no seu carro desde que o comprou? Esta foi a pergunta central do questionário a que responderam os proprietários europeus de 22.800 veículos de 140 modelos distintos. Com ela, organizações de consumidores como a OCU determinaram a fiabilidade dos automóveis que circulam nas nossas estradas, entendida como “a probabilidade que têm de passar pela oficina com maior ou menor frequência”.

O ranking de marcas mais fiáveis está ocupado nas primeiras posições pelas insígnias japonesas Daihatsu, Lexus (do grupo Toyota) e Honda. Em quarto lugar aparece a Romena Dacia (do grupo Renault), e depois a Toyota, Mitsubishi, Mazda, a coreana Hyundai, Smart e Nissan.

Carros do Japão 2

Os autores da sondagem assinalam que as marcas de veículos que mais se avariam são os todo-o-terreno, destacando a Jeep e Land Rover. E sublinham a queda da fiabilidade da Saab, a terceira entre as piores pontuadas, quando há dois anos estava entre as mais fiáveis.

No que diz respeito à tipologia das avarias mais frequentes, estão á frente as relacionadas com a electrónica. 22% dos condutores inquiridos sofreram algum tipo de problema electrónico geral no última ano. E 12% teve mesmo de passar pela oficina devido a dificuldades com a electrónica do motor. Depois da electrónica, a maior quantidade de avarias reportadas têm que ver com o sistema de travões, a direcção e a transmissão.

hyundai

Utilitários

O Yaris, da Toyota, em qualquer das suas motorizações e data de fabrico, é o mais fiável na sua categoria. Seguem-se o Honda Jazz 1.0 e o Peugeot 207 1.4. O que mais se avaria? O Renault Clio 1.2.

Compactos

O mais fiável entre os compactos é o Toyota Corrolla 1.4. Seguem-se o Volkswagen Golf Plus 1.9 e o Peugeot 307 1.6. O que mais passa pela oficina é o Renault Megane 1.6.

Berlinas

O que menos se avaria é o Honda Accord 2.2 D. Mas é seguido de muito perto pelo Dacia Logan 1.5 D. O menos fiável é o Fiat Croma 1.9 D.

Monovolumes

Depois dos todo-o-terreno, trata-se do segmento que mais se avaria. Não obstante, os modelos mais fiáveis são o Citröen Xsara Picasso 1.6, o Toyota Corolla Verso 2.0 D e o Mercedes B 2.0 D

Este estudo também nos diz que os carros Japoneses são os mais seguros ou estão entre os mais seguros, porque como sabemos muitas das avarias resultam em problemas graves que podem provocar acidentes, logo ter um carro que se avaria o mínimo possível é em tudo bom. 

Fonte: autoafternews.com