Viaja de moto? Vista-se a rigor.

viagem de moto
Se este ano as suas férias incluem trajetos de moto, circule seguro, equipe-se de forma a evitar fatalidades mesmo em distâncias curtas. O Circula Seguro explica-lhe como.


O equipamento de verão para um motociclista é incómodo e quente, por isso é tão frequente, com as altas temperaturas, ver condutores de calções, t-shirt e chinelos. Nada poderia ser mais perigoso, mesmo em distâncias curtas ou baixa velocidade. As condições da estrada são imprevisíveis e perdem-se de conta os acidentes que acontecem simplesmente por deslizamentos na gravilha ou por despiste. Ir bem equipado é essencial para evitar males maiores na sua própria pele.

Capacete

O capacete é um elemento fundamental para a segurança e é imprescindível por lei. Além disso, se a temperatura no verão lhe faz mais confusão, pode sempre optar por capacetes de tipo integral ou modular, que permitem uma maior entrada de ar.

Casaco

equipamento mota
Casaco Dainese Air-Frame Tex Black

Cada vez mais a indústria se tem desenvolvido no sentido de dar resposta às necessidades do mercado. Assim, já existem casacos mais ventilados, adaptados às temperaturas mais elevadas. Portanto, hoje em dia circular de manga curta não só é um risco para a sua segurança, como também já não pressupõe uma diferença de temperatura assim tão grande relativamente ao uso de casacos de verão.
Já existem casacos finos e leves feitas de zonas de têxtil perfuradas para uma maior entrada de ar, que contam com proteções obrigatórias e zonas de couro e pele em locais suscetíveis de queda, como os ombros, os cotovelos e as costas. A grande maioria conta já com capas interiores facilmente extraíveis e impermeáveis, para o caso de o tempo refrescar ou até mesmo se chover. Assim, o casaco de verão pode também ser usado na primavera e no outono, em função das capas que decida utilizar.

Luvas

 

Luvas Dainese Air Hero Red

Tal como os casacos, também já as luvas fabricadas nos dias que correm estão adaptadas aos vários tipos de clima. As de verão são leves e ventiladas e trazem amplas zonas perfuradas que permitem a entrada de ar fresco, sem afetar a segurança do condutor.
De acordo com o tipo de luvas, há até modelos que têm dedos e palma das mãos anti deslizantes para controlar bem o punho, para que não escape do controlo.

Calças

equipamento motoCalças Dainese Santa Fe Blue

Há vários tipos de calças casual para motociclista, elegantes e aptas para a circulação em cidade, pois passam despercebidos como roupa de vestir, sem deixar de ser muito seguras, cómodas e capazes de proteger. Têm protetores de joelho e de quadril que se retiram com facilidade para andar pela cidade, assim como zonas elásticas que as tornam mais flexíveis do que as típicas calças de inverno. A ganga é algo diferente da que conhecemos, mas disfarçam muito bem na estrada. Na parte de trás incluem ainda uma tira de fibra de kevlar que protege desde a parte de baixo das costas até à parte de trás das coxas, com diferentes espessuras de 1 a 2, 5mm, materiais tais como o carbono e fibra de vidro.

equipamento moto verão
Calças DaineseOver Flux Tex Black

Por outro lado podemos usar calças normais de motociclista, mas preparadas para o verão que, tal como as anteriores também têm zonas perfuradas para ventilar, tal como capas impermeáveis e corta-vento, ajustes de perna para a zona em volta do pé e as mesmas proteções do modelo anterior.

Calçadoequipamento de verão moto

Botas Dainese Street Biker Air N/Ant

Pode optar pelo tipo casual, o que é recomendável para trajetos urbanos, que até simula o efeito de um sapato normal, ou desportivo ou pelo calçado para trajetos interurbanos, mais aerodinâmico e sólido, por vezes até reforçado no calcanhar, tornozelo e pé.

Conselhos para não passar calor de moto:

– A utilização de equipamento de verão vai permitir combater o calor graças às aberturas que ajudam a mitigar a sensação de sufoco, sem deixar a segurança de lado.
– Manter abertas as entradas de ar do capacete.
– Molhar a roupa com água vai permitir refrescar-se, bem como o uso de uma toalha húmida no pescoço, que elimina a sensação de esgotamento.
– Hidrate-se sempre que possível, com várias paragens para beber e recuperar líquidos.
– Pare pelo caminho para abrir o casaco e permitir que o ar percorra o corpo.
– Prepare a moto para as altas temperaturas, revendo os níveis do líquido de refrigeração, a ventilação da carenagem e tente estacionar em lugares à sombra ou garagens.

Fonte: circulaseguro.com
Fotos: Ian Motocard