A importância do capacete e a abrangência da legislação por país

22062289778_7009d1ebfe_b

O capacete tem como finalidade principal proteger a cabeça e para um motociclista é um aliado crucial na defesa da sua integridade física, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a maioria das fatalidades que ocorrem nos acidentes que envolvem motociclos devem-se a ferimentos na zona da cabeça.

A importância do capacete na segurança rodoviária é refletida, segundo dados da organização, na redução dos riscos de morte em 40% e na redução de 70% do risco de sofrer ferimentos graves, por vezes incapacitantes e permanentes. Saiba onde a legislação protege melhor o motociclista e um método para escolher o capacete adequado para si.

A legislação pelo mundo

Apesar dos benefícios para todos, entenda-se motociclistas, famílias dos motociclistas, seguradoras, entidades de socorro e estabelecimentos de saúde, parece que em alguns países essa informação não consegue passar a quem legisla sobre segurança rodoviária, de forma a criar leis sobre o uso adequado do capacete.

uso do capacete

São só 44 os países que tem uma legislação abrangente e, segundo a OMS, que cumprem os critérios necessários à defesa eficaz dos motociclistas, conforme se pode constatar no mapa anexo, Portugal é um dos que possui legislação considerada correta.

Experimente diferentes capacetes

Quando se fala em relação à segurança da utilização do capacete, os motociclistas devem ter atenção a visibilidade e a visão periférica do mesmo, se a visibilidade estiver comprometida, seja por que motivo for, as probabilidades de acontecer um acidente aumentam exponencialmente.

Ao comprar um capacete experimente diferentes tipos de capacetes para verificar qual deles melhor se adapta à sua cabeça e com qual deles é mais confortável para si. Deve escolher o que se adequa ao seu peso e forma de cabeça para que o peso seja equitativamente distribuído por toda a cabeça, para que o condutor suporte facilmente o peso do mesmo sem cansaço ao longo de uma viagem.

O fato de utilizar uma determinada medida de uma marca e modelo não significa que um outro modelo encaixe exatamente no mesmo tamanho e com as mesmas medidas. Outro cuidado a ter no momento da compra tem a ver com a qualidade do próprio capacete que, em caso de acidente, terá que ter capacidade de aguentar a força do embate. Verifique as homologações dos mesmos.

Lembre-se, é necessário que o capacete que vai comprar o proteja eficazmente quando ocorre um acidente, para isso as exigências em relação à qualidade dos capacetes para motociclistas é muito elevada, não poupe na aquisição do capacete, compre um realmente bom.

Foto: Kamiar Adl, OMS