Escolas de condução “low cost” (2)

Escola de Condução Low Cost

O conceito escola de condução “Low Cost” vem na linha ideológica de ter um produto ou serviço a baixo custo, em detrimento da qualidade. Ou seja, conseguir um titulo de condução com baixo custo, que a aprendizagem virá depois.

Nesta linha de ideias, muitos são os encarregados de educação que optam por prestar uma formação caseira aos seus educandos, no intuito de diminuírem os custos com as lições práticas a ministrar na escola de condução. Muitas vezes tal acontece com a conivência da escola de condução ou do formador de serviço.

Um conceito errado transforma-se numa experiência errada

Ao longo dos anos de experiência de condução, um individuo vai “moldando” essa mesma condução ao seu caráter, ao meio onde desenvolve a atividade e até mesmo à sua atividade profissional. Muitas são as ocasiões onde as regras formais são substituídas por regras informais, levando ao surgimento de posturas erradas e perigosas para a segurança rodoviária.

Ora, se tal acontecer, a formação ministrada pelos pais, tios ou padrinhos não é a mais correta, recomendada e válida para a formação de um jovem condutor. Se deste se espera o desenvolvimento de uma condução de acordo com as regras institucionalizadas, na verdade o que se vai conseguir é um condutor jovem, mas já com velhos hábitos de circulação, numa primeira fase ao nível das atitudes e rapidamente nos comportamentos.

O barato sai caro

Assim, em busca do barato, sem qualidade assegurada, a escola de condução “Low Cost” será a escolha perfeita para quem pouco dinheiro quer gastar com este processo formativo. No entanto, tal como um produto que é adquirido numa dessas lojas asiáticas, barato e sem qualidade, o que faz com que se tenha de adquirir posteriormente um mais caro, também com a escola de condução “Low Cost” como já vimos no post “Escolas de condução Low Cost“,  esse barato pode sair muito caro.

Carta de condução

Uma vez que a carta de condução é para a vida, deverá a formação na aquisição desta ser efetuada em escola de condução com qualidade de formação e onde esteja garantida a prestação de um serviço que, dentro de valores médios aceitáveis, consigam implementar princípios de segurança, respeito e sociabilidade dos futuros condutores.

Se tal acontecer, mesmo com as adaptações e alterações que se vão verificando ao longo da vida do condutor, algo estrá sempre presente; a responsabilidade, a segurança e o respeito social.

Foto¦ Bull-Doser e Henry Clark
Em Circula Seguro | Escolas de condução “low cost”