Europa quer uma carta de condução igual em todos os países da comunidade, já em 2016

Europa quer uma carta de condução igual em todos os países da comunidade

A existência de uma carta de condução de modelo único na Europa, que permita a condução de veículos em circuito urbano e extra urbano, deve ser uma realidade eficaz e capaz de permitir uma diminuição na fraude da falsificação de documentos. O surgimento de um título de condução igual a todos os Estados membros, iria agilizar diversas questões relacionadas com o tema.

Esta intensão da União Europeia está a levar a que alguns dos seus membros prevejam que o sistema de atribuição de licenças de condução especiais, como por exemplo para condução de ambulâncias, transporte escolar, entre outros, entre num colapso temporal.

No entanto, recorda essa mesma Europa Comunitária que os países integrantes da União, têm um prazo de adaptação, segundo Diretiva 2014/85/UE. Deste modo, algumas categorias que são emitidas para a condução de determinados veículo e que apenas são reconhecidas em Portugal, ainda que em autorizações especiais possam ser reconhecidas na União Europeia, com a intenção da Europa ter uma carta de condução europeia única, vai permitir uma condução global.

Quando a Europa for realmente uma comunidade unida, capaz de ter umas fronteiras mentais abertas e abrangentes, então teremos uma Europa capaz de fazer frente às transgressões extracomunitárias.

Foto¦ DN