Já há uma forma de evitar multas por falta de documentos

documentosEsqueceu-se dos documentos para guiar, como a carta de condução ou o cartão do cidadão? Talvez consiga não ser multado, graças a uma aplicação de telemóvel…

Embora não seja das coimas mais duras, ser sancionado por não ter consigo a carta de condução não deixa de pesar na carteira: multa de 60 euros (ainda que, de acordo com o Código da Estrada possa ascender a 300 euros). É claro que se apresentar o documento em falta numa esquadra no espaço de oito dias, a coima é-lhe reduzida para metade, mas, convenhamos, é dinheiro!

Contudo, talvez nem todas as pessoas saibam, mas existe uma forma legal de evitar que seja multado, mesmo que se tenha esquecido em casa da sua carta de condução ou do cartão do cidadão.

documentos

Existe uma aplicação (app) da Administração Pública que permite que cada cidadão guarde e consulte os seus documentos emitidos por entidades públicas (caso do cartão de cidadão, da carta de condução, mas também do cartão da ADSE – para já, estes três) em qualquer momento e em qualquer lugar recorrendo à sua Chave Móvel Digital.

Trata-se da app id.gov.pt, lançada no início deste ano. É oficial e é do Estado. Só tem de ter bateria no telefone para a exibir às autoridades!

A app está disponível para Android e iphone.

Os documentos apresentados na app têm a mesma legalidade que os documentos em formato físico.

Para instalar a app id.gov.pt no telemóvel, o utilizador deve ter a Chave Móvel Digital ativa, sendo necessária para todas as funcionalidades da aplicação, servindo essa chave como um meio de autenticação, havendo ainda uma validação através do “QR Code”.