Petição quer acabar com caça à multa

DSC03072

Existe uma petição na Internet, no website petição pública que quer acabar com a caça à multa por parte das forças de segurança. A petição visa acabar com os radares moveis não sinalizados, aqueles tipos de radares que a policia esconde para apanhar condutores em excesso de velocidade.

A petição que conta já com mais de 1800 assinaturas (à data deste artigo) pretende que todos os radares moveis sejam sinalizados, ou seja radares que estão em bermas das estradas, atrás de postes, etc. O autor afirma que a polícia deveria servir para a prevenção e segurança de condutores e peões ao invez de fazer uma procura sem limites da multa ao condutor.

radar-1-0819-dcgjpg-91ea17025ff934f6
O autor diz ainda: “Sou condutor há vários anos e nunca tinha visto nada assim. No Decreto-lei nº 229 de 29 de Novembro de 2005, é explícito no Capítulo III – Transparência e Segurança -, Artigo 16.º, Ponto 2 o seguinte: «As forças de segurança prestam, através da comunicação social e por outros meios, informação regular sobre a utilização de meios de vigilância electrónica em operações de controlo de tráfego». Ou seja, não fala, em algum ponto, de radares móveis“, o autor afirma assim, que não existe legislação sobre os radares móveis, que, segundo ele, deveriam ser divulgadas as localizações, tal como o fazem com radares fixos.

Esta petição tem por princípio dois pontos:

 1. Criticar vários poderes nacionais, no que concerne a esta temática;  

        a. Órgãos de Comunicação Social – Vemo-los a denunciar, diariamente, tantos casos que nem ao diabo lembra, contudo no que diz respeito à aparente banalização da caça à multa dissimulada, nem uma palavra, nem uma reportagem;
b. Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública – Os grandes passadores de recibos, ao usarem da falta de ética, para punir aqueles que não cumprem com as regras. Ao apostarem na caça à multa, ao invés da prevenção;
c. Ministério da Administração Interna – Por compactuar com este cenário.

2. Legislar no sentido de obrigar à sinalização dos radares móveis, devendo a sua mobilidade estar única e exclusivamente ligada à possibilidade de os poder utilizar em vários locais, ou seja, apostar na PREVENÇÃO.

radar-oculto-002

Publiquei este artigo, não só porque é meu dever, enquanto editor do CS, informar os nossos leitores deste tipo de conteúdo, mas, também porque concordo plenamente com o conteúdo da petição. Penso que este tipo de radares trazem mais problemas e, eventualmente, mais acidentes do que prevenirem algo. Basta pensarmos na reação de qualquer condutor quando vê (nas vezes em que este se conseguem ver) um radar. A reação é imediata, de travar, mesmo que o carro vá em velocidade regular, e ao travar pode, e acontece algumas vezes, provocar acidentes. Por isso este sistema não só previne nada como ainda provoca acidentes.