Prepare a inspeção do IPO em casa

Quando se aproxima a data da Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) do seu veículo, ficamos na dúvida se estará realmente tudo em condições para poder passar e receber a tão desejada folha verde.

Habituamo-nos a rodar sempre com o mesmo veículo, isso provoca uma noção de rotina. Os vícios acabam por se entranhar de tal forma que não permite que detetemos pequenos defeitos que se foram acumulando no veículo com os quilómetros.
Saiba como pode preparar a inspeção do IPO em casa.

Antes de verificar alguns elementos do veículo

Para se certificar que tudo está como é suposto e evitar uma reprovação, em primeiro lugar verifique se na ficha da inspeção anterior estão assinaladas deficiências de grau 1.

A existirem, estas deverão estar resolvidas antes de ir novamente à inspeção, caso contrário o seu carro será reprovado por reincidência das deficiências apresentadas na anterior inspeção.

Confirme que leva todos os documentos necessários a apresentar no IPO. Relembramos que é necessário levar documento do seguro válido, o documento único automóvel e a ficha da última inspeção.

Verificações fáceis em casa

Entre os diversos elementos inspecionados nos centros, existem pontos principais que facilmente poderá verificar em casa antes de levar o seu carro à inspeção. Verifique:

• As luzes: de presença, médios e máximos;
• Toda a sinalização luminosa:
Luzes de mudança de direção;
• Luzes de perigo;
• Luzes de travagem;
• Luzes de marcha atrás;
• Luzes de chapa de matrícula;
• Luzes de nevoeiro e refletores;
• Homologação das luzes, reflectores e placas reflectoras;
• O correto funcionamento dos limpa pára-brisas;
• Os espelhos retrovisores: interior e exteriores;
• O correto funcionamento dos cintos de segurança: dianteiros e traseiros;
• O estado dos pneus; Se está equipado com pneus iguais no mesmo eixo; Se são homologados no documento do veículo;
• Se o triângulo de sinalização e o colete refletor são homologados;

Verificação mais aprofundada

Existem outros elementos que deve verificar, alguns podem ser verificados casa, outros só recorrendo aos serviços de uma oficina, ou a algum “amigo mecânico”.

Convém verificar também os seguintes componentes atempadamente. Antes de se deslocar para o centro de inspeções confirme e reajuste, se necessário, a pressão dos pneus. Verifique com especial atenção todo o sistema de travagem. Não podem existir derrames, todo e qualquer derrame implica o chumbo imediato no IPO.

A existência de fugas de óleo será assinalada e dependendo do seu grau de gravidade poderá ser a origem de um chumbo. As fugas de combustível também são verificadas e punidas.

Garanta que a direção está alinhada. Aproveite e confirme o bom estado de todos os componentes da direção. Estes elementos não podem apresentar folgas, sob pena de chumbar na inspeção.

Verifique todo o sistema de suspensão, isto inclui os amortecedores, as molas, as barras, os braços de suspensão e eventuais sistemas pneumáticos. Aproveite e verifique o bom estado das jantes, dos pneus, dos rolamentos e da transmissão.

O quadro, ou chassis, deverá estar isento de ferrugem e sinais de corrosão, assim como a carroçaria  deverá apresentar um bom estado geral. Os para-choques deverão estar completos.

Todos os elementos deverão estar em boas condições, desde fixações, portas e fechos. Não esqueça da fixação da bateria que deverá ser bem segura e dos apoios do motor que terão de estar em bom estado.

Confirme a integridade do piso do habitáculo, das anteparas, dos bancos e eventuais degraus de acesso ao veículo. Todos deverão apresentar uma robustez suficiente para serem usados de forma segura.

O conta-quilómetros tem de funcionar, assim como a buzina. Garanta que as emissões de gases de escape se encontram dentro dos limites legais, que variam conforme o ano do seu veículo.

Mas relembre-se que os “amigos mecânicos” podem verificar, mas não convém mexerem… Mais um pormenor muito básico, não se esqueça de que o veículo também deverá ser apresentado limpo para a inspeção.

Foto | Nick Ares