Como serão as novas matrículas portuguesas a partir de 2019?

Chapa de matrícula

A sequência atual de matrículas em Portugal está a terminar – neste momento a letra U já está a meio caminho e a matrícula 99-ZZ-99 vai chegar no início de 2019. Como serão então as próximas matrículas?

As matrículas de letra U estão quase atribuídas na sua totalidade, seguindo-se a letra V e a X… ou seja, a sequência atual de matrículas em Portugal está a caminho de se esgotar.

Em Portugal foram utilizadas as matrículas com quatro números e duas letras – colocadas no início, AA-22-22, no fim, 22-22-AA, e a meio do registo, 22-AA-22, num sistema de registo de matrículas que se iniciou no primeiro dia de janeiro de 1937 – Qual será então a opção seguinte? O modelo que se segue é a inédita utilização de quatro letras, do estilo AA-22-AA.

Assim, a partir de 2019, os veículos em Portugal vão passar a ter matrículas constituídas por dois grupos de duas letras e um grupo central de algarismos. Os grupos continuam a ser separados entre si através de traços. Já se sabe também que as novas matrículas vai incluir as letras Y, K e W, por causa da adoção do novo acordo ortográfico. Estas três letras vão contribuir para atribuir um total de 28 milhões de novas chapas de matrícula. Este é um valor estimado pelo IMT, Instituto de Mobilidade e dos Transportes.

Algumas curiosidades

Sabia que as matrículas iniciadas por MG-00-00, ME-00-00 e MX-00-00 estão reservadas ao exército? e que as AP-00-00 é uma série que corresponde à marinha? Ou então que a sequência AM-00-00 é atribuída à força área portuguesa?

Fonte: IMT