Como ajustar a pressão dos pneus passo a passo?

pressão pneus

Circular com a pressão recomendada pelo fabricante é fundamental para aumentar a segurança e reduzir consumos. Isso fará, também, aumentar a vida útil dos seus pneumáticos. Por isso é importante ajustar a pressão dos pneus, de modo a não passar por nenhuma situação desagradável.
É claro, as dúvidas surgem quando é preciso fazer esta revisão: Que pressão devo colocar em cada ocasião? De quanto em quanto tempo devo verificá-la? Onde e com que manómetro devo fazê-lo? Neste artigo respondemos a estas e outras questões, para que ajuste os pneumáticos do seu veículo com a pressão correta.

A importância dos pneus em termos de segurança

O pneumático é o único ponto de contacto com o solo. Ainda assim, sendo um elemento chave para uma condução segura, nem sempre tem a importância devida. Sabia que o estado do pneu afeta o comportamento dinâmico do veículo? E que também está relacionado com o consumo de combustível?
Medir a pressão dos pneus é uma tarefa simples que não demora mais do que 5 minutos. Deve ser feita pelo menos uma vez por mês e sempre que saia em viagem. Também é muito importante verificar o estado dos pneus para detetar gretas ou golpes e assegurar-se de que a profundidade do piso cumpre as normas. Neste sentido, é preciso recordar que a profundidade mínima legal do sulco é de 1,6mm, e que abaixo disso já é perigoso circular, pois aumenta o risco de ter um acidente.

Aqui enumeramos os passos para medir corretamente a pressão:

pressão nos pneus

1- Perceba qual é a pressão certa

Na hora de verificar a pressão, a pergunta é: Qual é a pressão correta? Dependerá de cada veículo e do tipo de pneu, já que cada fabricante de automóveis seleciona, testa e homologa diferentes pneus para cada modelo. São seguidos critérios de rendimento, tamanho, peso e velocidade, entre outros. Precisamente estes dois últimos são muito importantes para determinar, na seleção de pneumáticos, a pressão que deve ser colocada.
Sabem onde estão as indicações sobre a pressão que  deve aplicar aos pneus do seu carro? Costumam estar no interior da porta de acesso ao depósito de combustível, na porta do condutor, no manual do veículo e, em alguns automóveis (menos) no compartimento do motor.

pressão dos pneus

2- Meça a pressão

Uma vez sabendo o valor da pressão que devemos aplicar, é chegado o momento de medir a pressão actual. Deve fazê-lo com os pneumáticos frios. Para tal,  terá de ter circulado menos de 3 a 5 quilómetros nas duas horas anteriores.
Se circulou mais, os pneus estão quentes e terá que juntar mais 0,3bar à pressão indicada pelo fabricante. Algo que não deve fazer é colocar uma pressão abaixo da recomendada. Aliás, é conveniente revê-la quando os pneus estiverem frios. Alguns veículos precisam da mesma quantidade de pressão em todas as rodas, enquanto outros têm valores distintos para a frente e para trás. Os pneus tendem a vazar aproximadamente 0,07kg/cm2 (1PSI ou 0,068 bar) por mês, de forma natural. Por isso, é importante rever a pressão pelo menos uma vez por mês, pois também a temperatura do ambiente afeta os pneumáticos.

pressão dos pneus
Há duas maneiras de ver a pressão: nos manómetros públicos das estações de serviço ou através do teu próprio manómetro. Os manómetros dos postos de combustível são menos recomendáveis, pois não costumam ser totalmente fiáveis.  A margem de erro é consequência de não terem correta manutenção ou calibração periódica. É conveniente escolher os mais novos ou em melhor estado e perder cinco minutos a rever as pressões.
manómetroPor outro lado, os manómetros podem ser facilmente encontrados em superfícies comerciais ou de acessórios de carros. Os preços vão dos 20 aos 100 euros.
Se não tiver um compressor de ar, apenas um manómetro, a melhor forma é encher os pneus ao final de um dia. Encha um pouco acima do  nível indicado pelo fabricante. Na manhã seguinte, com os pneumáticos frios, basta baixar até aos valores corretos com o manómetro de mão.

3- Prepare a operação

Se encher os pneus num posto de combustível, estacione o carro de forma a que a mangueira possa alcançar as quatro rodas. Depois, tire os pipos e guarde-os no bolso para não as perder entretanto.
encher pneus

4- Encha os pneus

Seja com o manómetro da estação de serviço ou com um particular, terá sempre que usar o compressor. Para isso basta ligar a mangueira de ar ao pneu e pressionar até ouvir o ar a circular.
Se escutar um som de ar a sair é provável que a mangueira não esteja bem colocada.
Há que ser paciente, pois se os pneus estiverem com uma pressão muito baixa, podem demorar vários minutos até ficarem cheios. Se for um processo habitual (e mensal, como anteriormente referido), o processo pode demorar entre 10 e 20 segundos.
tapar pneu

5- Volte a colocar os pipos

Depois de encher cada um dos pneus, volte a tapá-los. Isto não é fundamental, mas fará com que seja menos provável os pneus perderem ar. Temos de ter em conta que a válvula não deixa sair o ar, a menos que algo a pressione. Pode acontecer com uma caneta, um dedo, ou um outro objeto.

6- Repita o processo

No caso de a mangueira não chegar a todas as rodas, pode sempre mover o automóvel para que as alcance.
triângulo

Procure pôr a pressão certa!

Ter a pressão correta nos pneus é muito importante. Se circular com um pneu demasiado vazio, ainda que pareça «coisa pouca», é mais fácil que este aqueça e pode rebentar em qualquer momento.
Além disso, acelera o desgaste do piso do pneu e aumenta o consumo de gasolina.
No sentido inverso, levá-lo com valores acima da pressão indicada também supõe um problema. O sulco do pneu ficará mais desgastado ao centro e estará mais vulnerável num piso mau.

Fotos | Newspressonline
Fonte: Circulaseguro.com