Restrição no centro de Lisboa: mais antigos não entram

restrições à circulação Lisboa

Várias estradas e ruas da cidade de lisboa estão interditas à circulação dos automóveis mais antigos. Será que sabe realmente quais são essas vias?

Numa altura em que se fala cada vez mais na proibição à circulação de veículos com motores de combustão nas mais variadas cidades do mundo, entre nós, Lisboa é das localidades que mais leva a peito esta estratégia. Na capital portuguesa, vigoram restrições à circulação há seis anos e meio. É a chamada ZER – Zona de Emissões Reduzidas. Todavia, muita gente continua sem saber quais são as áreas da cidade alfacinha que mostram um “cartão vermelho” às viaturas mais antigas.

Que fases da ZER já foram implementadas em Lisboa?

A ZER de Lisboa tem já implementadas três fases:

1ª fase, que entrou em vigor no dia 4 de julho de 2011, caracterizou-se pela restrição à circulação de veículos que não respeitassem as normas de emissão EURO 1 (veículos construídos antes de julho de 1992), no eixo da Av. da Liberdade/Baixa (limitado a norte pela Rua Alexandre Herculano e a sul pela Praça do Comércio).

Na 2ª fase que entrou em funcionamento a 1 de abril de 2012, procedeu-se ao alargamento da área afeta à ZER, que passou a compreender duas zonas, e ao aumento das normas de emissão EURO:
a) Zona 1:
eixo Av. da Liberdade/Baixa (limitado a norte pela Rua Alexandre Herculano e a sul pela Praça do Comércio) – apenas circulavam veículos que  respeitassem a norma de emissão EURO 2 (veículos de 1996 e posteriores); 
b) Zona 2:
limitada a sul da Av. de Ceuta | Eixo Norte-Sul | Av. das Forças Armadas| Av. dos Estados Unidos da América | Av. Marechal António Spínola | Av. Infante Dom Henrique – apenas circulavam veículos que respeitassem a norma de emissão EURO 1 (veículos de 1992 e posteriores).
restrições à circulação Lisboa

 

 

Na 3ª fase da ZER de Lisboa, em vigor desde 15 de janeiro de 2015, mantém-se a área geográfica (zona 1 e zona 2), bem como o horário e período de aplicação em que vigoram as restrições (dias úteis, das 7h às 21h). 

 

 

 

 

alteração prende-se com uma maior exigência ambiental. A ZER de Lisboa passa a ter as seguintes regras:
– Zona 1
(Eixo Av. Liberdade/Baixa) – apenas circulam veículos de 2000 e posteriores, ou seja, que respeitem as normas de emissão EURO 3 (em geral, veículos ligeiros fabricados depois de janeiro de 2000 e pesados depois de outubro de 2000);
– Zona 2
(limite a sul da Avenida de Ceuta| Eixo Norte-Sul | Avenida das Forças Armadas | Avenida EUA | Avenida Marechal António Spínola | Avenida Infante Dom Henrique) – apenas circulam veículos de 1996 e posteriores, ou seja, que respeitem as normas de emissão EURO 2 (em geral, veículos ligeiros fabricados depois de janeiro de 1996 e pesados depois de outubro de 1996).
restrições à circulação Lisboa

 

Qual a atual área da ZER de Lisboa?

Assim, a atual área da ZER é a seguinte:

Zona 1: Eixo Avenida da Liberdade/Baixa (limitado a norte pela Rua Alexandre Herculano e a sul pela Praça do Comércio);

Zona 2: Limitada a sul da Avenida de Ceuta | Eixo Norte-Sul | Avenida das Forças Armadas | Avenida EUA | Avenida Marechal António Spínola | Avenida Infante Dom Henrique.

Na 3ª fase da ZER, nas vias de atravessamento da Zona 1 é obrigatório cumprir a Norma EURO 2. A razão é simples: a única forma de chegar à Zona 1 é entrar dentro da Zona 2. E na Zona 2 só podem circular veículos que respeitem a Norma EURO 2.

A fiscalização das viaturas que podem ou não entrar nas áreas restritas é feito de forma aleatória. O controlo é realizado nos pontos de entrada e no interior da ZER, sendo da competência das forças policiais (PSP e Policia Municipal).

Fotos: Público, ocorvo.pt, portugalindoor.blogspot.pt, cmjornal.pt, hondaofclearlake.com