Segurança para peões nas passagens de nível

Segurança para peões nas passagens de nivel

As passagens de nível são locais potencialmente perigosos, não apenas para condutores, mas igualmente para peões, na sua travessia. Tal deve-se ao facto de, muitas delas não terem guarda ou o sistema de controlo de cancelas entrar em avaria, ludibriando assim a realidade do momento.

Se há muitos anos haviam pessoas que controlam as cancelas e a autorização de se efectuar a travessia das passagens de nível, a verdade é que essa profissão acabou por se extinguir e ser substituída por sistemas electrónicos, falíveis.

As boas opções para a segurança dos peões nas passagens de nível

Muitos dos acidentes que ocorrem nas passagens de nível devem-se ao facto de o acidentado conhecer bem o local e crer que conhece igualmente bem os horários dos comboios. Existe aqui excesso de confiança, que promove no individuo uma diminuição do seu estado de alerta.

A pensar nestas situações e por forma a diminuir os casos de sinistralidade em passagens de nível, até porque quando ocorrem proporcionam grandes atrasos nas composições, a entidade responsável pela manutenção e exploração dos Caminhos de Ferro em Portugal, avançou há uns anos atrás, para obras de requalificação nas passagens, retirando o transito de veículos e peões das mesmas.

Uma das recentes obras aconteceu perto da cidade de Coimbra, onde foi edificada uma passagem superior para peões, proporcionando desta forma que estes possam atravessar a linha férrea em total segurança e comodidade.

Uma vez que a zona, onde a obra foi efectuada, alberga muitas pessoas de idade mais avançada, logo com maiores dificuldade de locomoção, tal factor não foi esquecido, estando o espaço equipado, não apenas com escadas, mas também com um ascensor.

De louvar a edificação da obra, bem idealizada, uma vez que garante a totalidade da segurança a quem a utiliza e a total igualdade entre utilizadores. Para dissuadir que peões menos pacientes não utilizem o espaço e atravessem a linha, foi vedado ao nível do solo tal possibilidade, através de um muro erguido.

Um exemplo a desenvolver noutros pontos do país.