Transportes públicos nas grandes cidades, a vantagem de os utilizar.

Transportes publicos nas cidades, a vantagem de os utilizar

Utilizar os transportes públicos nas grandes cidades é, sem dúvida, uma mais valia não apenas para os seus utilizadores, como também para a capacidade do trânsito fluir com segurança, desembaraço e consistente diminuição da poluição atmosférica localizada.

O facto de cada um de nós, que viva ou se desloque pontualmente numa cidade considerada “grande”, capacitada de um sistema de transportes públicos rodoviários capazes de servir a população, utilizar esses mesmos transportes públicos, vai fazer com que haja uma maior qualidade de vida de todos.

Transportes públicos amigos do ambiente

Ao utilizarmos os transportes públicos colectivos de passageiros com regularidade na cidade em que nos deslocamos, faz com que o fluxo de tráfego dessa mesma cidade seja menor. A mobilidade maior.Esse decréscimo na quantidade de automóveis e motociclos, tem como reflexo primário a diminuição da emissão de CO2 para a atmosfera, contribuindo para uma melhoria ambiental.

Associado a esta fantástica realidade, ainda existe o facto de nos conseguirmos deslocar mais rapidamente entre pontos, uma vez que em muitas dessas cidades os transportes públicos dispõem de corredores de circulação a si destinados, não estando sujeitos às filas e congestionamentos de trânsito.

Muitas são as pessoas que, no entanto, por afirmação social, optam por não utilizar os transportes públicos que têm ao seu dispor, preferindo enfrentar as enormes filas de trânsito e o stress que elas proporcionam, estarem sujeitos a gastos elevados em combustível e não contribuir para a diminuição da poluição atmosférica.

Mas, ainda assim, muitos são os utilizadores dos transportes públicos. Muitos são os que promovem essa qualidade ambiental e de tráfego automóvel. Mas muito ainda há por fazer, como seja por exemplo a substituição dos veículos de transporte de passageiros, colectivo, com motor de explosão ou combustão, por veículos de propulsão eléctrica.