Um sistema de transporte Busway para o antigo Ramal da Lousã

Um sistema de transporte Busway para a antiga linha da beira

Encontra-se em discussão a possibilidade da criação de uma linha de transporte Busway para substituir o antigo Ramal da Lousã que liga essa localidade à cidade de Coimbra  Trata-se de um troço com cerca de 37 quilómetros que foi suprimido, vai lá saber-se exactamente por quê, no dia 4 de Janeiro 2010.

O sistema Busway é uma forma de transporte que utiliza um espaço próprio de circulação, ecológico e bastante seguro, uma vez que não está sujeito aos congestionamentos do trânsito em geral. Com uma infraestructura agradável à vista, permite a mobilidade de centenas de pessoas de um modo mais fluente.

As vantagens do sistema Busway para o Ramal da Lousã

Só quem não utilizou a antiga ligação rodoviária do Ramal da Lousã e está agora sujeito aos autocarros que se encontram em circulação em substituição das carruagens, é que não percebe a vantagem que essa ligação tinha para as gentes que se deslocavam e deslocam para a capital de distrito.

Se o comboio do Ramal da Lousã transportava bastante gente, o mesmo acontece com os inúmeros autocarros que percorrem aquelas vias de comunicação, nem sempre propicias à segurança de tamanhas dimensões. Se no comboio as pessoas se sentiam mais próximas, nos autocarros sentem-se mais apertadas e sufocadas.

Sistema de transporte Busway para o Ramal da Lousã

Poderia argumentar-se o final do Ramal da Lousã, ou pelo menos a supressão das automotoras que ali executavam serviço, pela poluição que proporcionavam ao meio ambiente. No entanto, não é plausível que se venha agora argumentar o que quer que seja, para não se investir numa ligação Busway que utilize o espaço onde antes haviam carris metálicos.

Os veículos Busway podem ser eléctricos, aliás, é sobre essa base que funciona o sistema, são mais confortáveis, arejados e rentáveis. Proporcionam um acesso completo a pessoas com dificuldade de mobilidade e dispõem de sistema de cobrança de última geração.

Se o que realmente importa é proporcionar aos utilizadores um melhor serviço, seguro e capaz de resolver o problema, diminuindo os custos para o promotor e aumentando a qualidade ambiental, não havendo interesses escondidos debaixo dos argumentos, o Busway é, sem dúvida, a melhor solução para o Ramal da lousã, podendo ser extensivo à própria cidade de Coimbra e freguesias limítrofes.

Sistema Busway para o Ramal da lousã

Foto¦ Busway