Acidente à frente? Atenção à distância de ultrapassagem

distância

Quando conduzimos, precisamos ter em conta não só as dimensões da viatura em que circulamos, como também a distância lateral em relação aos outros veículos que se cruzam connosco na estrada. No caso dos veículos que estão a prestar socorro num acidente, a atenção deve redobrar.

O que fazer perante veículos de emergência parados?

distância

Vamos na estrada e encontramos um acidente. Vemos carros e motos da polícia, ambulâncias, bombeiros, etc., que estão a trabalhar, a assistir com urgência pessoas afetadas pelo acidente. Ver estes profissionais a atuar no terreno é algo que de certeza já lhe aconteceu, mas sabe como deve proceder corretamente, ao aproximar-se da situação?

Tal como aprendemos na escola de condução, na ordem de prioridade dos sinais, são os agentes da autoridade que mandam. Deve ser assim, logicamente, porque são eles que tem de sinalizar o lugar e dar proteção não só aos que sofreram o acidente, como aos profissionais que lá se encontram a trabalhar. De facto, o que mais importa é sinalizar o lugar quanto antes, para evitar a afluência de mirones e veículos e, por consequência, os toques no meio do trânsito. Ainda assim, as distrações e as velocidades que alguns condutores mantêm, fazem com que seja quase inevitável outros acidentes no mesmo local.

distância

Daí que a primeira distância lateral de segurança a manter seja a de aproximação ao veículo e agentes que assinalam a presença do acidente. Deve diminuir a velocidade, sem chegar a parar, a não ser que a fila de trânsito assim o obrigue, ou que tenhamos para tal instruções da parte dos agentes de autoridade. Dessa forma, não coloca em perigo as pessoas que estão a trabalhar, nem serão interrompidas as atividades que normalizam novamente a circulação. Como a retirada de pessoas e veículos e a limpeza do local.

Em Portugal não está regulamentado o espaço específico que é preciso deixar vago ao nosso lado, nestes casos. No entanto, em países como os Estados Unidos, dar-lhes espaço é uma obrigação e, por isso, o seu incumprimento pode ser alvo de sanção.

Veja o vídeo:

 

Video | NYS DMV
Fonte: CirculaSeguro.com