As câmaras traseiras no apoio à condução

Cameras traseiras nos automóveis

As câmaras de observação traseira são uma presença cada vez mais frequênte nos automóveis, principalmente naqueles cuja visibilidade direta para a retaguarda está dificultada por motivos da própria estrutura do veículo.

Como elementos da segurança ativa, estas camaras de visibilidade traseira vieram revolucionar a forma como o condutor pode perceber o que está atrás de si, quando engrena a marcha-atrás.

Quais as vantagens e as desvantagens das câmaras de visão traseira?

Sendo um sistema de segurança cada vez mais comum nos utomóveis modernos, até mesmo nos mais baratos, este sistema de segurança ativa veio proporcionar aos condutores a possibilidade de efetuarem a manobra de marcha-atrás com maior segurança, assim como perceber os obstáculos.

No entanto, as câmaras de marcha-atrás simples, limitam a visibilidade do condutor, não permitindo a perceção de uma visão mais lateral, o que pode proporcionar uma situação surpresa se surgir, de subito, um peão ou um veículo.

Deste modo, mesmo com a existência de cameras de observação traseira, o condutor deve ter o cuidado de complementar a observação com a visão direta, sempre que possivel, ou com o apoio de um ajudante, sempre que a visão direta estiver condicionada.

Foto¦ Nissan