Entenda a Ficha Técnica do seu veículo – travões

Ficha Técnica do seu veículo (9)

 

No Seguimento dos artigos que tenho vindo a publicar, esta semana é a vez de um sistema tão importante num veículo, os travões. Os travões são um componente essencial num carro, claro que todos falam sempre quantos cavalos o carro tem ou qual o binário, mas ter um sistema bom que seja capaz de segurar o carro depois de utilizar todos esse cavalos é extremamente importante.

Os travões do automóvel funcionam transformando a energia cinética, que o veículo adquire no movimento, em calor, através do atrito entre duas superfícies. Basicamente os sistemas de travões dos automóveis são dois:

  • Travões de disco: Neste sistema as superfícies de atrito são o disco de travão e a pastilha de travão, esta última é acionada pelo pedal que age sobre um sistema hidráulico. Ao pisar no pedal do travão a pastilha é empurrada contra o disco, criando assim fricção que faz abrandar o veículo.
  • Travão a tambor: Funciona pressionando duas pastilhas contra as paredes do tambor, sendo que por estar fechado gera muito mais calor e assim perde eficiência na travagem mais cedo, podendo mesmo perder capacidade total de travagem.

Travões de carbono ventilados

Estes dois sistemas podem vir combinados, ou apenas com o sistema a disco nas quatro rodas. Pois o sistema a tambor é antigo, e não possui a mesma capacidade de dissipar o calor rapidamente como o travão de disco, no entanto ainda é adequado a ser utilizado no eixo traseiro.

Os travões de disco podem vir com disco sólido, ou disco ventilados. A diferença está nas ranhuras que o disco ventilado possui, que auxiliam na refrigeração do disco após uma travagem forte e continua, existem ainda travões de disco em carbono, que dissipam o calor com grande rapidez e suportam temperaturas mais elevadas sem que percam a capacidade de travagem, são utilizados geralmente em supercarros, visto que têm uma capacidade muitas vezes superior de travagem e também porque têm um custo muito elevado. Por exemplo, um kit de travões de carbono para um Audi R8 custa como extra 8.000€.

disco de travão de carbono

O sistema de travões dos veículos podem ser convencionais, ou equipados com o sistema eletrônico ABS (Anti-lock Brake System – Sistema de Travões Anti-Bloqueio). O ABS é um sistema eletrónico que possui uma central eletro-hidráulica que trabalha controlando a pressão dos travões a partir das informações enviadas por sensores posicionados nas rodas, ou seja impede que a roda bloqueie e assim permite uma travagem mais rápida e com menor esforço do condutor.