Este é o gadget que ajuda o seu filho a viajar mais seguro no carro

Sistema Cybex

É inegável que as soluções tecnológicas atuais no âmbito dos “nossos” automóveis tornaram a nossa vida muito mais confortável, mas também mais segura. E aquilo que se pode inovar antes que as tecnologias de assistência à condução e de condução autónoma cumpram com as suas aspirações de converter os acidentes numa excepção, é bastante. Nesse sentido, a proteção dos mais pequenos deveria ser uma prioridade.

E não foi propriamente pouco aquilo que os sistemas de retenção infantil evoluíram desde a sua introdução nos automóveis. Contudo, há aspetos a melhorar. Como já mencionámos várias vezes por aqui no Circula Seguro, a tecnologia oferece algumas soluções a questões relacionadas com as viagens dos mais pequenos no veículo. Por exemplo, existem dispositivos que evitam que as crianças fiquem sozinhas dentro do carro. Trata-se de uma imprudência que pode arcar com consequências muito graves.

Cybex Sensorsafe ou como saber se a criança retirou o arnês da cadeira sozinha

O gadget ou dispositivo Cybex Sensorsafe é uma das últimas novidades no que a proteção de crianças que viajam em cadeiras infantis diz respeito. Este sistema combate diferentes situações que poderiam armazenar a segurança das crianças ao viajar em sistemas de retenção de determinados fabricantes.
É composta por dois elementos. Por um lado, baseia-se num clip ou pinça que se coloca no arnês da cadeira. Por outro lado, a pinça vem equipada com a inteligência necessária para enviar informação para o nosso smartphone acerca das condições nas quais o bebé ou a criança viaja. Esta informação é composta por avisos específicos.
Por exemplo, o Cybex Sensorsafe avisa o condutor acerca colocação incorreta do arnês de segurança ou se a criança o retira sozinha. Este é um requisito fundamental para manter a efetividade dos sistema de retenção infantil. Da mesma forma, é importante que entre o arnês e o corpo da criança exista contacto estreito.
Outros alertas muito úteis são os que avisam de uma temperatura inadequada, do facto de se deixar o menor sozinho no carro ou se a viagem está a ser mais longa que o recomendável. A precaução relativa aos tempos máximos de viagem das cadeiras para crianças é ainda mais importante no caso de se tratarem de bebés.

Assim funcionam as notificações do sistema

A app móvel do sistema vale-se de uma chave eletrónica que emite um sinal que é, posteriormente, transmitido através de Bluetooth. Nesse sentido, só é possível ligar o dispositivo a um smartphone de forma específica. O telefone vinculado à pinça recebe a mensagem de alerta específico. No caso de não obter resposta, o Cybex Sensorsafe emite avisos a outros possíveis contactos que foram escolhidos e que descarregaram a aplicação.

Como ponto negativo convém frisar que este dispositivo só está disponível para algumas das cadeiras infantis fabricadas pela Cybex. O fabricante clarifica a este respeito que o Cybex Sensorsafe não é um acessório independente. Está sujeito à própria homologação dos seus sistema de retenção infantil que, por esse motivo, são comercializado à parte. Contudo, resultaria muito interessante que, dentro das margens que otorgam as normativas de homologação, pudessem ser desenvolvidas soluções semelhantes e universais.

Guia de instalação da cadeira

A app do sistema oferece outra informação valiosa: um guia para verificar que o sistema de retenção infantil se encontra instalado de forma correta. É relevante rever detalhes como a sujeição do sistema de retenção ou que o arnês e o cinto não apresentem folgas. A Fundação MAPFRE ressalva que, de acordo com dados cruzados de vários estudos, até 80% dos pais cometem erros na hora de instalar as cadeiras dos seus filhos no carro.
Para a instalação, existe uma série de recomendações que dependem da própria natureza e prestações da cadeira infantil. Deste modo, os sistemas de retenção infantil que possuem um dispositivo de ancoragem ISOFIX são mais seguros. Igualmente, não podemos deixar de recordar as vantagens de segurança que pressupõe a colocação da cadeira no sentido contrário da marcha.

Fonte: Circula Seguro.com