Farois em Led – quais as (des)vantagens?

luzes led

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos até em matéria de luzes automóveis têm evoluído imenso. Os carros modernos podem vir equipados com um sistema de luzes led na zona frontal, seja integrado no kit de luzes principal, seja à parte do mesmo. Também como conhecidas como luzes de circulação diurna, estas luzes têm um propósito.

Quais as (des)vantagens deste tipo de luzes?

Foi nos países nórdicos que surgiram os primeiros veículos equipados com este tipo de luzes. Essencialmente servem para assinalar, durante o dia, a presença de um veículo. Pode parecer estranho, pois de dia, aparentemente, existe boa visibilidade; O que de dia existe é boa luminosidade, pois a visibilidade, essa, tem outro conceito.

O que se passa, é que com as situações de contra-luz, aurora e crepúsculo, muitas vezes (maioria), os veículos não são perceptíveis a quem circula em sentido oposto. Assim, torna-se necessário, assinalar a presença do mesmo. Só dessa forma poderá evitar-se que outros condutores tomem comportamentos de risco, em ultrapassagens, por exemplo.

Falar-se em desvantagens deste tipo de luzes é quase impossível. Primeiro porque não encandeiam, segundo porque não têm qualquer efeito nefasto na visão alheia e depois porque são uma mais valia à segurança rodoviária. Afinal, assinalam a presença do veículo.

Já relativamente a vantagens, devemos indicar a mais importante; assinalam a presença do veículo, permitindo uma fácil percepção aos demais condutores sobre a presença de um obstáculo que, de outra forma passava despercebido. Depois, a nível de consumo energético, esse é bastante reduzido.