O amortecimento anti enjoos já é uma realidade

A start-up ClearMotion desenvolveu um sistema de suspensão que absorve as vibrações e suaviza os movimentos do veículo durante a viagem. Saiba como funciona.

Ter os amortecedores desgastados aumenta o risco de acidentes. Os amortecedores desgastados podem fazer os pneus “saltar” demasiado, causando uma óbvia perda de tração. Para além de encurtar a travagem, os amortecedores interagem com outros componentes do veículo para tornar a direção mais seguro e estável. Igualmente, controlam o balanço do peso do veículo nas curvas, de um lado para o outro, e de frente para trás nas travagens.


Os principais fabricantes asseguram que um amortecedor está a 100% entre os 30 e os 40 mil km em média, dependendo sempre do tipo de veículo, da forma de conduzir
e, sobretudo, do tipo de via por onde se circule, uma vez que não é a mesma coisa realizar longas viagens em autoestradas perfeitamente asfaltadas ou passar por estrada cheias de buracos e com muitas curvas…

Um sistema de suspensão adequado absorve as vibrações e suaviza os movimentos durante a viagem, melhorando a experiência de condução. Precisamente para garantir esta condução perfeita, a start-up ClearMotion desenvolveu um sistema de suspensão que absorve as vibrações. Este novo sistema utiliza uma tecnologia chamada Activalve.

A tecnologia Activalve conta com um dispositivo eletrohidráulico que é montado nos amortecedores das quatro rodas e que consegue controlar as vibrações. Tanto as de alta como as de baixa frequência são absorvidas pelo sistema Activalve, graças a um conjunto de dispositivios que trabalham em conjunto para contrapor o movimento, filtrando as vibrações eu provocam o enjoo e criam uma marcha muito mais suave.

As primeiras provas realizadas tiveram lugar em laboratório e, apesar do sistema não estar a ser comercializado, a ClearMotion já recebue verda por parte de investidores interessados e conta atualmente com seis sócios. Os responsáveis pela tecnologia Activalve acreditam que vai chegar ao mercado dentro e um ou dois anos.

Um dos objetivos principais do ClearMotion é utilizar esta tecnologia em todos os carros autónomos, pois é uma das principais caraterísticas do amortecimento Activalve, evitar o enjoo dos passageiros do veículo mediante uma condução mais estável e prazerosa.

Fonte: Clearmotion