O que é o EBA ou travagem de emergência autónoma?

EBA - travagem de emergência autónoma

EBA é uma sigla que em inglês significa Electronic Brake Assist, o que em português quer dizer Travagem de Emergência Autónoma. É o sistema de segurança activa mais avançado, combinado com o ABS, porque consegue reduzir sozinho a velocidade do automóvel, assim que detecta qualquer risco de colisão e sem necessitar de intervenção do condutor.

Este novo sistema de segurança inteligente, para além de ajudar o condutor a travar aumentando a eficácia do travão numa emergência, actua sem necessitar da intervenção do condutor no caso de uma colisão iminente. Isto é possível porque este sistema utiliza a tecnologia de radar, que identifica os principais objectos que apareçam no nosso caminho. Este sistema de segurança deverá ser obrigatório em todos os novos veículos da União Europeia a partir de 1 de Novembro de 2015.


A travagem automática é uma nova tecnologia para veículos que permite detectar qualquer iminente colisão com outros automóveis, pessoas ou qualquer objecto ou obstáculo que possa ser um perigo, respondente com a activação dos travões para imobilizar o veículo sem intervenção do condutor. Dependendo do fabricante do sistema, este pode ter sensores, tecnologia de infravermelhos, vídeo, radar, ultra-sons ou de outro tipo.

Estes dispositivos podem detectar perigos estáticos ou fixos como os sinais verticais de trânsito ou postes, através de uma base de dados de localização. Se por acaso o condutor intervier com uma manobra para evitar uma colisão, activando os travões ou mudando a direcção, o sistema desactiva-se automaticamente.

Este sistema de travagem autónomo está pensado para que nos meios urbanos, a circular a cerca de 30 quilómetros por hora, um despiste não termine numa colisão. O que acontece, basicamente, é que este sistema está atento ao que se passa à frente do nosso carro até cerca de dez metros e se detectar que entramos numa velocidade muito preocupante, trava, evitando a colisão. Se depois desta travagem não pisarmos os travões, ele automaticamente cala-se e activa os indicadores de emergência.

Dicionário de sistemas de segurança do automóvel

Travagem de emergência autónoma – EBA

Dispositivo que aplica automaticamente os travões em caso de colisão iminente.

Também denominado por:

Pre-sense, Pre-crash, Pre-safe ou Active City Stop, CMBS, CMS e PCS.

Relacionado com:

ABS, BAS

Inventor / Ano:

Mercedes-Benz / 2002

.

Em Circula Seguro | Glossário de segurança do veículo