O que é o EDL ou Bloqueio Electrónico do Diferencial?

EDL - Bloqueio Electrónico do Diferencial

O que é o EDL? Imaginemos que chegamos a uma encosta e, a meio do trajeto, encontramos um lamaçal que apenas afeta as rodas de um lado do veículo, por exemplo, as da direita. Se ao passar por esse lugar acelerarmos para subir a encosta, as rodas do lado direito patinarão, perderão aderência.

As consequências desta perda de tração e o desequilíbrio que o veículo sofre tanto podem ser cómicas como realmente graves, dependendo das circunstâncias. No melhor dos casos não conseguiremos sair do lugar; no pior, descairemos para trás, pela encosta abaixo. Esta perda de tração específica da lateral do veículo pode ser atenuada graças ao bloqueio eletrónico do diferencial.

O bloqueio eletrónico do diferencial permite retomar a marcha sobre terrenos que apresentam níveis de aderência diferentes. Se uma roda motriz começa a patinar, os sensores giroscópicos que fazem parte do ABS, em conjunto com os sensores de velocidade do veículo, indicarão à centralina do EDL que existe um problema de tração.

No exemplo dado no início, a centralina do EDL recebe informações que lhe dizem que a roda motriz direita gira muito rápido, enquanto que a esquerda não o faz e, para além disso, a velocidade do veículo é reduzida. Isto só pode querer dizer uma coisa: que falta aderência e é preciso fazer alguma coisa para restabelecer o contacto com o terreno o quanto antes.

Que fazer para o conseguir? Normalmente o EDL utiliza os atuadores próprios do ABS para travar a roda que patina e assim transmitir toda a força, o binário total do motor, à roda que mantém a tração com o terreno, de forma a conseguir retomar a marcha do veículo.

Para além de permitir recuperar a tração num lapso de tempo muito reduzido e evitar, portanto, a perda de controlo do veículo, o EDL permite reduzir o desgaste dos pneus, já que evita que a roda gire a alta velocidade sobre terrenos deslizantes.

Ainda que, na prática, ambos sirvam para a mesma finalidade, o EDL e o ASR são sistemas diferentes. Na hora de garantir a recuperação da aderência, o ASR atua sobre a gestão eletrónica do motor, enquanto que o EDL atua sobre a distribuição da força do motor para as rodas do mesmo eixo.

Dicionário de sistemas de segurança do automóvel

Bloqueio Electrónico do Diferencial

Permite que o veículo mantenha a tração sobre terrenos que apresentam níveis de aderência diferentes transmitindo o binário para a roda que mantém a aderência.

Também denominado:

EDL, EDS, LSD

Relacionado com:

ABS, ESP, ASR

Inventor / Ano:

Múltiplos Desenvolvimentos

.

Vídeo | Jeep España
Em Circula Seguro | Glossário de segurança do veículo