O que é o ACC ou controlador de velocidade ativo?

ACC - Adaptative Cruise Control

ACC é a sigla do Adaptive Cruise Control ou “controlador de velocidade ativo”, geralmente conhecido como “controlo de cruzeiro adaptativo”, que é a sua denominação mais coloquial. O ACC é um elemento de segurança que complementa o limitador de velocidade, embora mais moderno; para além de permitir ao motorista manter uma velocidade constante, também lhe confere a capacidade de regular ativa e inteligentemente o controlo de velocidade, adaptando-o às situações reais do trânsito.

Na Segurança automóvel sempre que um novo dispositivo é fabricado, mesmo que venha complementar um anterior, geralmente representa um avanço na tecnologia. Se com o limitador e regulador de velocidade o condutor apenas podia estabelecer um limite de velocidade máximo ao qual desejava circular, agora, o novo controlo inteligente ACC permite também regular a velocidade de modo a manter uma distância de segurança adequada para com o veículo que nos precede.

Controlador inteligente de velocidade

ACC - Adaptative Cruise Control

Dentro dos reguladores inteligentes de velocidade temos o controlo de cruzeiro, propriamente dito, que é um sistema que permite estabelecer uma determinada velocidade à qual desejamos que o nosso veículo circule sem a necessidade de pressionarmos o acelerador e o controlo de cruzeiro ativo que pode também funcionar como um controlo de cruzeiro normal, realizando as funções de travagem e aceleração dependendo da situação do tráfego e obedecendo sempre a cotas de distância previamente estabelecidas.

O funcionamento do controlo de cruzeiro adaptativo, o ACC, é muito simples. Se dispusermos deste dispositivo no nosso veículo ele irá manter-nos sempre informados dado que a sua activação é automática. Isto significa que por meio de sinais de radar ele deteta e avisa a presença de outros veículos no nosso caminho reagindo perante os mesmo de forma a prevenir qualquer contato. Depois, uma vez ultrapassado o obstáculo, o veículo voltará a acelerar até voltar à velocidade pré-definida, podendo ser desligado pelo condutor a qualquer momento, carregando no pedal do travão, carregando no botão “OFF” do painel de instrumentos ou sempre que o veículo circule a velocidades reduzidas.

Dispositivo que alerta o condutor sobre situações críticas

Existem actualmente vários sistemas de controlo de cruzeiro adaptativos assim como, para citar alguns, O Distronic Plus da Mercedez-Benz com o seu programa de velocidade ativa, o Adaptive Cruise Control 2010 no Ford TAURUS e o ACC Innodrive da Porsche. Por exemplo, neste vídeo podemos ver o sistema da Audi, durante o lançamento do Q7, que eles denominam de Braking Guard, onde o sistema de controlo avisa o condutor quando o veículo que o precede trava bruscamente:

No entanto, independentemente do sistema que usemos, cabe-nos recordar que são apenas sistemas de ajuda à condução e que não substituem de forma alguma o ser humano, nomeadamente, porque os comandos do veículo são dirigidos e programados pelo condutor e não o contrário.

Dicionário de sistemas de segurança automóvel

Regulador ou controlo ativo de velocidade

Dispositivo que mede a distância entre dois pontos através de um radar de infravermelhos para regular a velocidade.

Também denominado como:

ACC, Control de cruzeiro adaptativo de velocidade

Relacionado com:

Limitador de velocidade

Inventor / Ano:

Ralph Teetor, utilizado no Chrysler Imperial em 1958

.

Em Circula Seguro | Glossário de segurança do veículo