Quais as marcas de carros mais seguras?

gallery4_VCC08289

O governo português tem se preocupado um pouco mais com a segurança dos veículos comercializados no país já que a maioria das mortes são causadas por acidentes de trânsito.

Tanto que os sistemas de aviso de colisão e travagem automático são agora tidos em conta em todos os carros testados na euroNcap, claro que quase ninguém escolhe esses extras mas isso é outra história que já discuti aqui.

Apesar do acréscimo desses itens, ainda falta muito para que os veículos nacionais se tornem mais seguros e eventualmente reduzam a quase zero o número de mortes, embora seja impossível reduzir a zero.

Mas, vamos falar no que interessa, quais as marcas de carros mais seguras do mundo.

Subaru: a marca japonesa recebeu a pontuação máxima no Top Safety Pick pelo terceiro ano consecutivo. Ela é a única marca que teve todos os seus modelos testados e aprovados.

Audi: além de luxuosos, os carros da marca também são considerados bastante seguros. Quase todos os modelos possuem 5 estrelas (nota máxima) nos testes de proteção e chegam a oferecer 95% de segurança aos adultos, 87% às crianças e 74% aos pedestres.

Volvo: marca que tem como principal característica a segurança. O modelo V40 2013 recebeu o título de carro mais seguro do mundo pela Euro Ncap. O veículo possui itens como travão automático e sistema de detecção de veículos em pontos cegos e até airbag para pedestres.

Teste da EuroNcap ao Volvo XC90, versão 2015, provavelmente o vencedor do carro mais seguro do mundo em 2015, veremos qual será o veredicto da agência de segurança automóvel europeia brevemente. 

 

Mercedes: além de ser considerada um sinónimo de luxo, a marca alemã possui diversos modelos bastante seguros.

Infiniti: marca de luxo da Nissan que é comercializada somente em alguns países.

Honda: marca que possui veículos mais acessíveis e diversos modelos que obtiveram nota máxima nos testes da Euro Ncap como o Honda Civic.

Volkswagen: Uma marca que consegue ter quase sempre os seus modelos no topo da lista de carros mais seguros, e que tem preços acessíveis.

As marcas acima são as mais reconhecidas em termos de segurança. Porém, há diversos carros e inúmeras marcas que também passam com nota máxima nos testes dos institutos responsáveis.

Lembrando que, nem sempre, o número de itens de segurança é fundamental para que o veículo consiga atingir nota máxima nos testes. A estrutura é o principal responsável.

audi-a6

Abaixo, seguem alguns modelos de veículos bastante seguros de marcas que não foram citadas acima:

Tourang: foi a única SUV grande que passou nos testes da IIHS em 2011.

Fiat 500: o mini carro da Fiat ganhou nota máxima nos quatro testes realizados.

Passat: o carro da VW que recebeu cinco estrelas nos testes da Euro Ncap.

Picanto: o pequeno da Kia também passou nos testes da Euro Ncap mas, não com nota máxima.