Quando é preciso substituir discos e pastilhas de travão?

Os discos e pastilhas de travão são elementos do sistema de travagem submetidos a desgaste constante, por isso é preciso observá-los de forma periódica e substituí-los quando for necessário.

Discos de travão

O que são os discos de travão?

Como o próprio nome indica, são discos, geralmente produzidos em ferro, que giram solidários com as rodas. Quando pisamos o pedal do travão, as pinças de travão mordem-nos para reduzir a velocidade do automóvel.

Quando é preciso trocar os discos?

Tal como sucede com as pastilhas de travão, depende muito da utilização e do tipo de condução. Normalmente, o mais correto é trocar os discos a cada duas mudas de pastilhas. No caso dos dianteiros, isto deverá acontecer a cada 120 mil km .

Quanto custa substituir os discos de travão?

Entre 200 e 360 euros, em função de cada modelo.

Será que pode atrasar” a sua substituição?

O melhor é não alargar os intervalos de troca de discos de travão. Se se parte um dos discos, fica sem travões.

Como saber se os discos falham?

Se, ao travar, sentir uma vibração no pedal e no volante, é porque os discos estão empenados e deverão ser substituídos. Pode comprovar o seu estado de forma visual: se notar uma grande diferença de espessura entre a superfície do disco e o rebordo do mesmo, é porque é preciso substituí-los.

O que se vai estragar se não substituir os discos dentro do prazo recomendado?

Vai quebrar os próprio discos, o que é muito perigoso, pois o carro deixará de travar.

Pastilhas de travão

O que são as pastilhas de travão?

Acopladas dentro das pinças de ferro, as pastilhas são friccionadas contra os discos para reduzir a velocidade do veículo quando pisa o pedal.

Quando é preciso substituir as pastilhas de travão?

Mais uma vez, depende do tipo de utilização que dá ao seu carro, cidade, estrada, autoestrada, assim como a agressividade que coloca na sua condução. Em média, as pastilhas dianteiras são substituídas a cada 60 mil km e as traseiras a cada 120 mil km.

Quanto custa substituir as pastilhas de travão?

Entre os 100 e os 230 euros, dependendo do modelo do carro.

Em quanto tempo pode atrasar a sua substituição?

Se levar o seu carro à revisão, quase todas as oficinas lhe vão recomendar que aproveite para trocar as pastilhas se estas tiverem menos de 30% de grossura, se bem que a realidade é que ainda possa ser utilizadas um pouco mais… mas até quando? A melhor forma de o saber é visual. Através dos raios das jantes, com uma lanterna, pode ver quanto material de fricção ainda sobre na pastilha. Se tiver menos de 3 mm de pastilha, o melhor será substituí-las.

Como saber se falham?

Se ouvir um “chiar” ao travar ou no painel de instrumentos do veículo se acender o testemunho de desgaste das pastilhas, o melhor será substituí-las de imediato.

O que se vai estragar se não as substituir?

Se permitir que as pastilhas se gastem na sua totalidade, vai danificar a superfície dos discos ou o pistão da pinça de travão.

Fonte: Brembo
Fotos: Pixlr