A primeira cadeira de automóvel do mundo com airbags incorporados

Os airbags chegaram às cadeirinhas de criança. Numa colisão frontal, a cadeirinha com airbag reduz a força do impacto ao nível da cabeça e do pescoço da criança em 55%.

A Maxi-Cosi (em Portugal tem o nome de Bebé-Confort) lançou o primeiro assento infantil equipado de airbags, a AxissFix Air, que está também à venda em Portugal. A cadeirinha é feita em parceria com o fabricante francês de airbags Helite.

O assento está idealizado para transportar crianças que tenham entre 61 cm e 105 cm de altura, estando provido de encaixes Isofix, para além de uma base capaz de girar em 360°.

A AxissFix Air está pensada para levar a criança de costas para a estrada até aos dois anos (61 a 87 cm de altura) e de frente para a estrada até aos quatro anos (105 cm ou 19 kg).

A novidade em termos de segurança está, no entanto, nos dois pequenos airbags que se encontram localizados nos cintos de segurança. Estas almofadas de ar estão conectadas a um cartucho de CO2 que se insufla em caso de acidente ou colisão. Um sensor montado na cadeirinha percebe o movimento nos ganchos e dispara o airbag, o qual fica cheio em 0,05 segundos.

De acordo com a marca, em testes de colisão dianteiro, a cadeirinha tem a capacidade de reduzir a força do impacto ao nível da cabeça e do pescoço da criança em 55%, isto face aos dispositivos infantis comuns.

cadeira de criança com airbags

Um ponto importante que o fabricante faz questão de garantir é que não existe risco do rosto da criança ficar queimada numa situação de ativação do airbag.

“Há alguns anos, começámos a investigar como os airbags poderiam proteger melhor o pescoço e a cabeça da criança nas cadeirinhas. Outras aplicações bem sucedidas da tecnologia de airbags, como blusões para motociclistas, inspiraram-nos. O resultado é esta tecnologia inovadora para os assentos infantis”, afirma Andrew Ratcliffe, diretor da Maxi-Cosi.


Fotos:  Maxi-Cosi/Bébé Confort