Comprar carro novo ou usado? – Qual a melhor opção em termos de segurança?

Comprar carro novo ou usado? – Qual a melhor opção em termos de segurança? 

Comprar um carro seguro

Algo que nos interrogamos ao comprar um carro é se este é seguro, mas pensamos que comprar um carro de gama alta é sempre mais seguro, mas será que isso é mesmo verdade?

Vamos seguir um exemplo de um orçamento de cerca de 15.000 euros. Por este preço podemos comprar um Mercedes-Benz do ano 2000, por 14.990 euros disponível no stand virtual, um carro de luxo pelo qual é sobejamente conhecido, mas também pela sua segurança com 5 estrelas Euro NCAP. Mas, pelo mesmo dinheiro podemos comprar um carro novo, no caso um Seat Ibiza FR 1.2L 85cv  por 15.750 euros. É nesta altura que ficamos com dúvidas que carro comprar um de gama muito alta, luxuoso, muito seguro, barato mas antigo, com muitos quilómetros, ou um carro de gama baixa igualmente seguro mas novo com 0 kms?

Há ainda na sociedade um estereotipo de que os carros grandes são mais seguros, sim pode-se dizer isso mas por uma margem muito ténue, o SUVs são um pouco mais seguros de que um Smart, mas atualmente as rígidas regras de segurança de qualquer carro que seja comercializado na União Europeia fazem com que praticamente todos eles sejam muito seguros, pelo menos desde cerca de 2006, foi mais ou menos por essa altura que os carros pequenos começaram a ser mais seguros, algo que até então não se verificava de todo.

Está provado de que o Smart é o carro mais seguro do seu segmento e mesmo de alguns segmentos superiores, o que prova que um carro não precisa de ser grande para ser seguro a segurança de um automobilista vai muito para além da quantidade de ferro e chapa que um carro tem.

Comprar um carro seguro

Ainda hoje denota-se que os Portugueses preferem comprar um carro antigo mas de gama alta a comprar um carro novo de gama baixa, é claro que disparidade de modelos que eu aqui apresento faz pensar que seria melhor escolher o Mercedes, mas será que vale a pena, porque tem muito mais em jogo do que a segurança?

Comprar um carro seguro

Na verdade não compensa comprar o Mercedes Classe S, porque a quantidade de custos de manutenção são ridículos, desde o consumo de combustível até aos pneus. Se a sua prioridade é realmente a segurança total de si e dos seus filhos, sem pensar em dinheiro a longo termo, então penso que o Mercedes será a escolha ideal, mas se quer poupar muito dinheiro na manutenção e afins, sem perder segurança, então um carro novo ou até semi-novo de gama baixa como o Seat Ibiza FR 1.2L serve perfeitamente, é seguro com 5 estrelas Euro NCAP, tal como o Mercedes, é económico consumindo pouca gasolina e é de fácil e barata manutenção.

Vejamos agora em vídeo os testes dos dois carros, relembro ambos com 5 estrelas Euro NCAP.

Ao minuto 1.28 vemos o modelo em questão a ser testado frente a um Smart , sim nota-se que o Smart fica a perder mas na realidade os seus ocupantes não são afetados tão gravemente como pode parecer.

Nota-se neste vídeo que o carro fica em pior estado mas segundo o Euro NCAP tem 5 estrelas com 82 % de segurança para os ocupantes adultos, na realidade o que nos impressiona é a chapa do carro a absorver o impacto e isso é algo bom porque impede que seja o nosso corpo a amortecer esse impacto evitando lesões graves como hemorragias internas.

Em conclusão tudo depende de gostos e preferências, se o que quer é mostrar riqueza a qualquer custo então o Mercedes é o ideal mas se pretender ter um carro novo e seguro, independentemente do prestígio da marca e com custos de manutenção muito mais em conta então, opte por um carro tipo este Seat Ibiza que apresentei, sendo um carro de gama baixa que é igualmente seguro sem ser arruinante para a sua carteira.