O que é o encosto de cabeça ativo?

Encosto de cabeça ativo

encosto de cabeça é um sistema que nasce em meados dos anos 50 como um elemento de luxo. Posteriormente, com o passar do tempo, a investigação de acidentes começou a descobrir que era um importante elemento de segurança. Daí que em 1969 fosse obrigatório o encosto de cabeça em todos os carros registados nos EUA e, vinte anos depois, o dito sistema de segurança começa a ser homologado em Espanha.

Existem, no mercado automóvel, dois tipos diferentes de encostos de cabeça. Por um lado, encontramos os fixos ou integrados na estrutura do assento, que podem ser bastantes eficazes se forem ajustados à posição do condutor no assento, tendo sido este tipo o primeiro a ser fabricado. Por outro lado, mais modernos e atuais, temos os encostos de cabeça ajustáveis ou ativos em caso de colisão.

Pois bem, é este segundo tipo de encostos de cabeça ativos que iremos conhecer.

Como funciona o encosto de cabeça ativo?

O encosto de cabeça ativo, em inglês Active Head Restraint, é um elemento de segurança passiva que impede o movimento brusco da cabeça para trás quando ocorre uma colisão traseira, evitando lesões nas vértebras cervicais. Dito de outra forma, previne o chamado golpe de chicote que resulta do impacto direto sobre a cabeça e que chega a transmitir a sua força à região cervical. Daí que os movimentos efetuados pelo pescoço, depois de receber um forte golpe na parte traseira do veículo, com uma hiperextensão e subsequente hiperflexão da coluna vertical provoque, em si próprio, o chamado golpe de chicote ou entorse cervical.

encosto de cabeça ativo, como tal, é montado sobre uma placa de pressão nas costas do assento, mediante um mecanismo de união com base num dispositivo de molas. Quando o assento se desloca ou empurra o ocupante para a frente com mais força do que as molas podem resistir, a placa move-se para trás dentro do assento. Isto provoca no encosto de cabeça um movimento que o força a mover-se para cima e para a frente, amparando assim a cabeça antes que o movimento entre a cabeça e a zona cervical provoque danos assinaláveis.

Porque é tão importante ajustar corretamente o encosto de cabeça?

O sistema ativo do encosto de cabeça é constituído por duas peças: por um lado, o suporte do encosto de cabeça e a placa de impacto; por outro, a parte almofadada que pode mover-se para a frente e para cima para reduzir o espaço entre esta e a cabeça. Dependendo do modelo de automóvel, o encosto de cabeça ativo aproximar-se-á o máximo possível da nuca para evitar o temido golpe de chicote cervical.

Por esse motivo e para que o encosto de cabeça ativo cumpra a sua função, tem que parar o movimento da cabeça sem causar dano aos ocupantes do veículo em caso de impacto ou colisão. Para isso, o encosto de cabeça deve ficar à altura apropriada com o objetivo de interromper quanto antes o movimento em arco que a cabeça descreve para trás.

De acordo com vários fabricantes de automóveis, a altura correta é atingida quando a parte superior da cabeça fica ao mesmo nível que o encosto de cabeça. Também aconselham que a separação ou distância entre o encosto e a cabeça, tanto do condutor como dos ocupantes, não seja inferior a quatro centímetros, nem superior a sete centímetros.

Para terminar, dois assuntos que complementam a informação sobre o encosto de cabeça ativo. O primeiro é manter uma postura adequada enquanto se conduz. A má postura ou posição incorreta no assento, como a que adotamos involuntariamente quando vamos acompanhados ou somos vencidos pelo sono, podem agravar as lesões provocadas pelo golpe de chicote cervical. O segundo é para afirmar que o encosto de cabeça não é um elemento de conforto mas um importante elemento de segurança passiva que cumprirá devidamente a sua função se se encontrar revisto, regulado e bem colocado.

Dicionário de Sistemas de Segurança do Automóvel

Encosto de Cabeça Ativo

O seu mecanismo impede ou reduz o movimento violento da cabeça para trás, quando ocorre uma colisão traseira, para evitar lesões cervicais dos ocupantes.

Também denominado:

Encostos de cabeça inteligentes pré-colisão

Relacionado com:

Assentos Ergonómicos e Cinto de Segurança

Inventor / Ano

SAAB / 1996

.

Foto | Ford
Vídeo | Paco Costas
En Circula Seguro | Glossário de segurança do veículo