Qual o melhor capacete para usar no verão?

capacete

Já vimos aqui qual o melhor equipamento que deve usar quando anda de moto no verão. Também falámos no assunto dos capacetes que deve utilizar, mas o tema merece ser aprofundado, pois trata-se do elemento mais importante da nossa segurança.

Nestes meses em que o calor aperta, temos a tentação de privilegiar a comodidade face à segurança. Mas devemos lembrar-nos do que significa o capacete para a nossa integridade, para poder tomar a decisão mais acertada.

O calor não é desculpa para não nos protegermos

capacete

Em 2017, faleceram em Portugal 93 pessoas em acidentes com motociclos e ciclomotores e em 2016 50, em grande maioria devido a pancadas na cabeça. Isto acontece porque a cabeça é a parte mais frágil do corpo humano e a que terá lesões mais graves em caso de acidente. São este tipo de lesões as que mais casos de morte ou invalidez provocam nos motociclistas.

O capacete é um elemento chave na segurança de qualquer motociclista, em qualquer tipo de percurso. A incidência das lesões mortais na cabeça reduz-se em 50% quando se leva o capacete colocado. Mas não é de qualquer maneira, no verão pode haver a tentação de o levar desapertado e isso, na prática, é como se não o tivesse colocado. Há que ter em conta que em 20% dos acidentes graves o capacete não foi eficaz por sair disparado no momento do sinistro, deixando a cabeça do condutor a descoberto.

Apesar disso, são muitos ainda os que prescindem no uso do capacete.

Capacete para o condutor e para o passageiro

capacete

É obrigatório por lei, tanto para o condutor como para o passageiro. Por isso, além de se colocar em risco, também está sujeito a uma multa caso decida não usar o capacete.

O melhor capacete para o verão

capacete

Podemos pensar que a opção mais lógica é utilizar um capacete aberto, que além de ser mais cómodo e fresco, oferece uma melhor visão periférica. No entanto, este tipo de capacete é aquele que oferece menor nível de segurança, por apenas cobrir a nuca. O facto de ser tão pequeno é pouco mais do que um acrescento estético que pouco mais serve do que para evitar ser multado.

Neste sentido, o que oferece maior nível de segurança é o capacete fechado ou integral, sempre que for corretamente apertado. Não só nos cobre a cabeça, queixo e nuca, como também inclui uma viseira que evita insetos, sujidade e até vento, dando mais segurança. É claro que é mais incómodo de pôr e tirar e mais quente, apesar de muitos modelos já serem ventilados para que a cabeça transpire. Mas o nível de segurança que oferecem vale a pena.

Mas talvez nestes meses de verão, de entre os muitos tipos de capacete que pode encontrar, uma boa escolha é o retrátil. Não oferece um nível de segurança tão bom como os integrais, nem tão baixo como os abertos. Trata-se de uma opção muito versátil e polivalente, pois o facto de se articular permite levar o capacete fechado durante o trajeto e subir a parte de baixo caso faça alguma paragem.

Fonte: CirculaSeguro.com

Imagens | iStock: Kesu01, Igor Sinkov | Unsplash: Harley-Davidson, Justin Clark.