Quantas cadeirinhas pode instalar no carro?

SRI

A obrigatoriedade e segurança das cadeirinhas infantis nos veículos está fora de causa. A utilização dos sistemas de retenção infantil de forma correta reduz entre 50 a 80% o risco de que uma criança sofra uma lesão grave na sequência de um acidente de viação.

Ainda que a normativa atual seja clara, todos os detalhes em volta da escolha e da instalação da cadeira não o são tanto.

Este é um tema que deixa muitas dúvidas. Nesse sentido, uma das mais difíceis consiste em determinar quantos sistemas de retenção infantil (SRI) podem ser instalados num veículo. Da complexidade deste assunto poderiam ser testemunhos muitos pais e mães de famílias numerosas que, em alguma altura, já se embrenharam na tarefa. Nesse aspeto, a Fundação MAPFRE oferece um guia completo sobre o uso dos sistemas de retenção infantil

Como é normal, as combinações possíveis dependem de duas variáveis: o tipo de veículo e o tipo de cadeirinhas de bebé.

Tipo de veículo

SRI

O número de pessoas transportadas num veículo não poderá ser superior aos lugares autorizados.

Quer dizer, seria possível instalar num veículo tantas cadeiras de bebé quantos lugares este tenha, fora o do condutor. Mas a realidade está longe de ser assim tão simples. Cada veículo tem características distintas no que concerne à instalação de SRI. Para saber se numa fila traseira de assentos cabem três cadeirinhas, há que comprovar vários pontos:

– Que tenha a amplitude suficiente para instalar as três cadeiras sem que rocem entre si.

– Os sistemas de fixação ao veículo. Todos os lugares devem possuir um sistema que esteja de acordo com o tipo de cadeira. Tem todos o sistema ISOFIX?

– A complexidade existente para o lugar central traseiro, no que toca aos pontos anteriores, espaço e fixação. Podemos deparar-nos com o caso de que este lugar não tenha um cinto de três pontos, mas apenas de dois. A sua utilização não está proibida, mas existem muito poucas cadeirinhas homologadas e compatíveis com este sistema.

– A forma dos assentos do veículo. O ângulo entre costas e base pode limitar a inclinação da cadeira.

A solução ideal, pelo que vemos, é um veículo que na sua fila traseira tenha três bancos independentes com sistemas de fixação ISOFIX em cada fila de assentos. Se assim for e a correta instalação for possível, poderia dar-se o seguinte caso.

Quando é que se pode colocar a cadeira nos bancos da frente?

Há três exceções para que um menor com SRI viaje no assento da frente, estando o airbag desse lugar previamente desativado:

  1. Os lugares de trás já estão ocupados por outros menores de idade nessa altura
  2. Que não seja possível instalar todas as cadeiras necessárias
  3. Que se trate de um veículo de apenas dois lugares.

Contudo, é preciso ter em conta que todos os estudos neste sentido concordam que os assentos traseiros oferecem maior proteção aos menores do que os dianteiros.

Esta proteção constata-se com dados concretos. Por exemplo, o risco de morte em menores de 4 anos que viagem num carro que sofre um acidente é o dobro, se o fizerem no banco da frente, e quatro vezes mais, se se tratar de menores de 1 ano. Assim o demonstra o estudo «Rear seat safer: seating position, restraint use and injuries in children in traffic crashes in Victoria, Australia».

E se falamos de segurança, a colocação nos assentos traseiros, as investigações indicam que o lugar mais seguro é o central. Isto contrasta com a maior dificuldade de instalação das cadeirinhas nestes lugares. Ainda que o mercado possua um sem número de modelos, não há muitos que se adaptem às necessidades de uma família que requeira a colocação de várias cadeiras.

Depende dos tipos de cadeirinha

Como já mencionámos, as cadeiras infantis não podem roçar umas nas outras uma vez colocadas. O mercado de cadeiras infantis oferece também uma enorme variedade. Assim, para saber quantas cadeiras se podem instalar, é preciso ter em conta os tamanhos. Outro fator que influencia é o tipo de instalação, se ISOIX ou cinto e se a colocação é feita no sentido da marcha ou inverso.

SRI

Possibilidades para carros de 5 lugares

Para ajudar a saber quantos lugares tem para deslocar bebés e crianças em cadeirinhas num modelo de cinco lugares, a Fundação MAPFRE fala em três opções

  1. Instalar quatro cadeirinhas, caso o tamanho do veículo permita
  2. Duas cadeirinhas de bebé atrás e um assento de criança na parte traseira, mais um SRI na frente
  3. Duas cadeirinhas atrás e outra à frente, sempre e quando o lugar central traseiro não permita a instalação de um SRI (mais os requisitos indispensáveis já mencionados para que o menor possa viajar à frente).

A tudo isto, há que acrescentear que a fórmula que mais protege os menores é quando as cadeiras seguem em contramarcha, instaladas com o sistema ISOFIX.

O que acontece é que é praticamente impossível de combinar esta última recomendação de segurança, pois as cadeiras viradas para trás costumam ocupar mais espaço. Contudo, nunca se esqueça: o objetivo dos SRI é a máxima proteção do menor.

Fonte: CirculaSeguro.com

Imagens | iStock/Jovanmandic tatyana_tomsickova e Volvo